O Concurso da Polícia Civil da Paraíba tem um novo cronograma. As novas datas foram publicadas Diário Oficial do estado, nesta quarta-feira (27/3). A divulgação ocorre um dia após a publicação do resultado final das provas discursivas.
Sendo assim, os candidatos devem ficar atentos às próximas etapas do certame, que incluem exames médicos, Teste de Aptidão Física (TAF), exame de títulos, entre outras avaliações.
De acordo com o novo cronograma, a próxima fase será a avaliação médica, marcada para os dias 14, 15, 21 e 22 de maio. Os resultados, assim como a convocação para o TAF, serão publicados no dia 27 de junho.
Os aprovados e convocados realizarão o teste físico entre os dias 2 e 10 de julho. O resultado final desta etapa e a convocação para a avaliação psicológica serão publicados no dia 11 de agosto.
Já o exame psicológico ocorrerá no dia 21 de agosto. Os aprovados e convocados para o exame de títulos deverão entregar os documentos no dia 29 ou 30 de setembro.
A última fase será a investigação social, com entrega dos documentos entre os dias 27 e 31 de outubro. Após a conclusão dessas etapas, o concurso será finalizado.
Inicialmente, a previsão é de que o resultado final da seleção e a convocação para o Curso de Formação Policial (CFP) ocorram no dia 6 de janeiro de 2023. No entanto, todos os prazos podem mudar a critério da PCPB e do
Cebraspe, banca organizadora.
O concurso
Segundo o Governo da Paraíba, foram registradas 95.442 inscrições para o concurso PC PB, sendo 2.561 para as vagas reservadas às pessoas portadores de alguma deficiência. As inscrições foram aceitas pela banca entre outubro e novembro de 2021.
O delegado da PC PB, Hugo Lucena, afirmou que esse número é expressivo e superou as expectativas da corporação.
Ainda de acordo com Lucena, este é o maior concurso público já realizado pela Polícia Civil da Paraíba. Ao todo, são oferecidas 1.400 vagas de nível superior, sendo elas nos seguintes cargos:
- delegado (120 vagas, sendo 108 na ampla concorrência e 12 para Pessoas com Deficiência - PcDs);
- escrivão (515 vagas, sendo 464 na ampla concorrência e 51 PcDs);
- técnico em perícia (68, sendo 62 na ampla concorrência e seis PcDs);
- necrotomista (65, sendo 25 na área Geral e 40 na área de Enfermagem);
- agente de investigação (400, sendo 360 na ampla concorrência e 40 PcDs);
- papiloscopista (60, sendo 54 na ampla concorrência e seis PcDs).
- Confira a distribuição das vagas de perito
- perito médico-legal (50, sendo 40 na área Geral, cinco em Psiquiatria e cinco em Patologia);
- perito criminal (77, sendo 57 na área Geral, cinco em Biologia, dez em Engenharia e cinco em Tecnologia da Informação);
- perito odonto-legal (dez, sendo nove na ampla concorrência e uma PcD); e
- perito químico (35, sendo 25 na área Geral e dez em Química).
Em todos os casos, é preciso graduação de nível superior em qualquer área ou em uma especialidade específica, conforme a carreira escolhida.
Além da escolaridade, o candidato deve possuir Carteira de Habilitação (CNH), na categoria "B". Os aprovados terão salários iniciais entre R$ 3.726,73 e R$ 12.769.
O concurso PC PB tem validade de dois, podendo ser prorrogado por igual período.