Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso PF: corporação convoca para o CFP de agentes e delegados

Publicado em janeiro de 2021, o concurso da PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas.

17/05/2022 09:03 | Atualização: 17/05/2022 09:11

Mariana Fernandes

Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal divulgou, no Diário Oficial desta terça-feira (17/5),  a convocação para a matrícula na segunda etapa do Curso de Formação Profissional (CFP), para os cargos de agente de Polícia Federal e delegado de Polícia Federal, referentes ao concurso público realizado em 2021. Confira aqui!

Os candidatos convocados deverão se apresentar na Academia Nacional de Polícia, localizada na Rodovia DF 001 KM - 02, Setor Habitacional Taquari - Lago Norte, Brasília/DF, para matrícula no CFP, observado o horário oficial de Brasília/DF, no dia 11 de junho de 2022, das 8 horas às 12 horas ou das 14 às 16 horas, ou no dia 12 de junho de 2022, das 8 horas às 12 horas.

De acordo com o documento, poderão ser realizadas novas convocações, em segunda chamada, para suprir eventuais vagas resultantes da não apresentação de candidatos.

Em razão da impossibilidade de cumprimento da carga horária integral pelos candidatos, não serão admitidas novas matrículas no CFP, em segunda chamada, após o dia 18 de junho de 2022.

O candidato que for matriculado no Curso de Formação Profissional continuará a ser submetido à investigação social, às avaliações médica, física e psicológica, podendo vir a ser desligado do CFP e, consequentemente, eliminado do concurso, se não possuir procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável, ou plena capacidade física, médica e(ou) psicológica.
O CFP será realizado pela Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal, em regime de internato, exigindo-se do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer Unidade da Federação.

O curso ocorrerá no período de 13 de junho de 2022 a 2 de setembro de 2022, no período das 7 horas e 30 minutos de segunda-feira às 18 horas de sábado (horário oficial de Brasília/DF).

Durante o CFP, o aluno regularmente matriculado fará jus a auxílio-financeiro, na forma da legislação vigente, no valor de 50% do subsídio da classe inicial do cargo, à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo, em caso de ser servidor da Administração Pública Federal.

A Academia Nacional de Polícia disponibilizará alojamento aos candidatos.

Eventuais editais de convocação para o CFP, em segunda chamada, serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na internet, no endereço eletrônico.

O concurso

Publicado em janeiro de 2021, o concurso da PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas. Além disso, há a expectativa de convocação de mais 500 excedentes. 

Os cargos oferecidos são para graduados, com nível superior. As carreiras têm jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:

Agente de polícia  - 893 vagas
Escrivão de polícia  - 400 vagas;
Papiloscopista policial federal  - 84 vagas;
Delegado de polícia  - 123 vagas.

As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões. A Polícia Federal convocará de acordo com suas necessidades.



PESQUISA DE CONCURSOS