O diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Samuel Vieira de Souza, ao programa A voz do Brasil, ressaltou que o órgão irá convocar 500 aprovados em concurso público regido pelo edital nº1/2021, “no segundo semestre, temos a previsão de recebermos um contingente de mais de 500 novos servidores. A entrevista foi ao ar na noite da última quinta-feira (26/5).
De acordo com o diretor, o atual número de servidores é de 619, relativamente menor que em 2018 que era superior a mil “é um número pequeno para combater toda a infração ambiental e os crimes que afetam o meio ambiente em todo o país”. E acrescenta que “queremos que, em breve, eles [os 500 aprovados] estejam prontos para estar na linha de frente no combate ao crime ambiental”.
O referido concurso está em andamento, as justificativas da banca para o deferimento ou indeferimento dos recursos interpostos contra o resultado provisório no procedimento de heteroidentificação já estão disponíveis no site da banca. A lista com o nome dos aprovados foi divulgada na última segunda (23/5) no Diário Oficial da União.
São oferecidas 568 vagas para postos de trabalho em todas as unidades da federação com remuneração de até R$ 8,5 mil. Ele está organização do Cebraspe, no qual estão distribuídas nos cargos de analista administrativo; analista ambiental – tema 1: licenciamento ambiental; analista ambiental – tema 2: monitoramento, regulação, controle, fiscalização, biodiversidade e auditoria ambiental; analista ambiental – tema 3: gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; técnico ambiental.
Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader