Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Polícia Penal do DF: concurso registrou quase 26% de abstenção

De acordo com o Instituto AOCP, dos 44.967 inscritos no certame da Polícia Penal do DF, 11.523 se ausentaram na aplicação da prova objetiva, no último domingo (3/7)

05/07/2022 10:12 | Atualização: 05/07/2022 10:48

Raphaela Peixoto*

USP/ Divulgação
Segundo o Instituto AOCP, banca organizadora do concurso público da Polícia Penal do Distrito Federal, a aplicação da prova objetiva, no último domingo (3/7),  obteve quase 26% de abstenção dos inscritos.

 

O certame contou com 44.967 inscrições homologadas. Deste total, estiveram presentes 33.444 canditados e se ausentaram 11.523.

 

As provas objetivas foram no modelo ERRADO ou CERTO, sendo atribuído o valor de 1 (um) ponto para cada marcação em acordo com o gabarito oficial.A seleção além da prova objetiva, também é composta pelas seguintes fases:

 

  • Teste de aptidão física;
  • Prova de aptidão psicológica;
  • Sindicância de vida pregressa;
  • Curso de formação profissional. 
O gabarito preliminar das provas objetivas do certame foi divulgado no mesmo dia da aplicação da prova. Prazo recursal será de 5 dias úteis a partir da data de publicação no portal da próprio instituto.
 
O edital deste concurso público foi publicado em março deste ano com a oferta de 1779 vagas, sendo 200 vagas para ampla concorrência; 80 vagas para portadores de deficência, 80 vagas para candidatos negros; 40 para hipossuficientes; e 779 para cadastro reserva.
 
Os candidatos aprovados vão ingressar na carreira da Polícia Penal (antigo agente penitenciário). Os nomeados e empossados, durante o estágio probatório, serão lotados nas seguintes unidades prisionais:

I – Centro de Detenção Provisória;

II – Centro de Detenção Provisória II;

III – Penitenciária I do Distrito Federal;

IV – Penitenciária II do Distrito Federal;

V – Centro de Internamento e Reeducação;

 

VI – Penitenciária Feminina do Distrito Federal (apenas servidores do sexo feminino). 
 
Os aprovados e nomeados vão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. A remuneração inicial de um Polícial Penal do DF é R$ 5.445,00. 
 
*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes. 

 

 


PESQUISA DE CONCURSOS