Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Inscrições do processo seletivo complementar do IBGE encerra nesta sexta (22)

O período de inscrições do certame será encerrado nesta sexta-feira (22/7). O edital sofreu retificação no qual passa ofertar 28 vagas

22/07/2022 11:34 | Atualização: 22/07/2022 11:35

Raphaela Peixoto*

[FOTO1] Atenção, concurseiros! O processo seletivo simplificado complementar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística referente aos editais nºs 3/2019 e 7/2021, para seleção de candidatos na função de coordenador censitário subárea e coordenador censitário de área encerra o prazo de incrições nesta sexta-feira (22/7).

 

As inscrições podem ser feitas por meio do site do IBGE. Para realizar a inscrição presencialmente, o candidato deve comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE em diversos estados do país. Veja aqui, a partir da página 14, os postos que estão realizando os cadastros.

 

Os pré-requisitos para ambas as funções são o ensino médio completo e a Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória, com, no mínimo, categoria B e no prazo de validade. A jornada mensal de trabalho será de 40 horas.

 

É válido ressaltar que o edital sofreu retificação no qual passa ofertar 28 vagas, sendo 27 para a  função de coordenador censitário subárea e 1 vaga para coordenador censitário de área.

 

A seleção dos candidatos será feita mediante análise de títulos, compreendendo a titulação acadêmica dos candidatos. A análise de títulos terá caráter classificatório, valerá até 10 pontos, e será realizada de acordo com a pontuação pré-estabelecida. Conforme o cronograma a data próvavel da divulgação para o dia 4 de agosto. 

Atribuições e remuneração 

De acordo com o IBGE, entre as atribuições de coordenador censitário de subárea estão responder por questões técnicas, administrativas e operacionais, acompanhar os trabalhos das equipes das coordenações nacionais e estaduais, divulgar o Censo Demográfico 2022 em toda sua área de atuação, observando as orientações superiores; reportar-se periodicamente ao Coordenador de Área, apontando as ocorrências relevantes observadas na sua área de atuação; buscar, junto ao Coordenador de Área, as soluções para os problemas técnicos, administrativos, de informática ou de base territorial, cujas soluções estejam fora de sua competência; entre outras.  A remuneração prevista é de R$ 3.100,00.

Já para o cargo de coordenador censitário de área,o subsídio mensal será de e R$ 3.677,27. E as principais atribuições são: acompanhar os trabalhos das equipes das coordenações nacionais e estaduais de supervisão e implementar as orientações recebidas; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento das funções de Coordenador Censitário de Subárea; observar rigorosamente as normas administrativas, entre outras.

Treinamento de recenseadores do Censo 2022 já iniciou 

O treinamento dos aprovados no processo seletivo simplificado para recenseadores que trabalharão no Censo 2022 começou na segunda-feira (18/7) e vai até nesta sexta-feira (22/7), no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) da Asa Norte.

 

Ao todo, a seleção ofertou 2.631 vagas para o posto no IBGE/DF. Após o treinamento, será realizada uma prova. Somente após a aprovação os participantes serão conovocados para entregar a documentação de admissão, a partir do dia 25 de julho. 

 
*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader
 
 
 
 

PESQUISA DE CONCURSOS