Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso IBGE: novo edital é lançado com oferta de mais de 15 mil vagas

As inscrições poderão ser efetuadas até 1º de agosto

28/07/2022 08:56 | Atualização: 28/07/2022 08:57

Raphaela Peixoto*

Tânia Rego/Agencia Brasil
A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou no Diário Oficial da União nesta quinta-feira o 14º edital para a realização do Processo Seletivo Simplificado Complementar para provimento de servidores para o Censo demográfico de 2022. A nova seleção oferece 15.075 vagas para a função de recenseador. 

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de agosto, data em que comecerá o Censo 2022. Para realizar a inscrição, o candidato deverá comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE indicados no referido edital. "Os candidatos deverão apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação", ressalta o documento.

 

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.  A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas semanais. A participação integral e obrigatória no treinamento.

 

Em relação à remuneração será mediante a produção, "calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados" explica o edital.

 

Este é o segundo Processo Seletivo Simplificado Complementar para recenceadores. O primeiro edital ofereceu 48.535 recenseadores do Censo 2022, no cargo de recenseador, de nível fundamental, sendo 2.631 oportunidades para o posto no IBGE/DF. O treinamento já foi encerrado na última semana. Ambos complementam o Processo Seletivo lançado em dezembro de 2021 regido pelo edital N.º 10/2021 que ofertou 183.021 chances.

 

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader

 

 

 

 

 


PESQUISA DE CONCURSOS