Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Senado publica primeiros editais de retificação do concurso com mais de 1.000 vagas

As alterações foram divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta (25/8)

25/08/2022 08:40 | Atualização: 25/08/2022 08:55

Yasmin Rajab

Senado Federal/Divulgação
O Senado Federal publicou nesta quinta (25/8), no Diário Oficial da União (DOU), dois editais de retificação do concurso público do órgão. Os documentos são referentes aos cargos de analista e consultor legislativo


As mudanças no edital Nº 4 alteram os seguintes pontos: 

  • Correção do horário da prova objetiva;
  • Alteração de uma palavra (área por subárea) na parte da prova discursiva, de forma a deixar claro que o conteúdo cobrado será relacionado a cada subárea específica;
  • Alteração da tabela de avaliação da prova de títulos, de forma a retirar a exclusividade de titulação em Direito (condição apenas para o cargo de Advogado);
  • O conteúdo específico da subárea Direitos Humanos e Cidadania que estava em duplicidade.

Já no edital Nº 1, referente ao cargo de analista legislativo, foi corrigido o número de vagas para pessoas com deficiência no cadastro de reserva da especialidade Engenharia do Trabalho. Confira as mudanças: 

Edital Nº 4 - Cargo de Consultor Legislativo

No item referente as provas objetiva e discursiva, fica ajustado que a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada em todas as capitais do país, na data provável de 06 de novembro de 2022, com duração de 4h30min, das 8h às 12h30min, segundo o horário de Brasília/DF.

Já a prova discursiva para o cargo de Consultor Legislativo, com duração de 8 horas, divididas em 2 turnos (matutino e vespertino), será composta de 5 questões, valendo 150 pontos no total, conforme abaixo:

Especialidade Assessoramento Legislativo, exceto subárea Pronunciamentos: 1 resumo de até 20 linhas, valendo 25 pontos; 1 tradução de texto do idioma Inglês para o Português, de até 60 linhas, valendo 15 pontos; 1 Dissertação sobre tema específico de cada subárea, de 45 a 60 linhas, valendo 30 pontos; 1 parecer sobre Proposição Legislativa relacionada à subárea, de 70 a 90 linhas, valendo 40 pontos; e 1 Justificação de Proposição Legislativa relacionada à subárea, de 70 a 90 linhas, valendo 40 pontos.

O quadro de atribuições de pontos para a prova de títulos também sofreu alterações, mudando os critérios da seguinte forma: 

  • Doutorado - Curso ministrado por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC, ou por Instituição Estrangeira de Ensino reconhecida no Brasil (com tese aprovada). 
  • Mestrado - Curso ministrado por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC, ou por Instituição Estrangeira de Ensino reconhecida no Brasil (com dissertação aprovada).
  • Pós-Graduação Latu Sensu - Curso ministrado por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC ou por Instituição Estrangeira de Ensino reconhecida no Brasil, com carga horária mínima de 360 horas (com monografia aprovada). 
A última alteração no edital é referente ao conteúdo programático de direitos e cidadania. Confira as modificações clicando aqui. 

Edital Nº 1 - Analista Legislativo

O edital Nº 1, referente ao cargo de analista legislativo, sofreu alterações no número de vagas destinados a pessoa com deficiência no cadastro de reserva da especialidade engenharia do trabalho. O quantitativo que antes era 13, agora passa a ser 1Confira clicando aqui. 
 

PESQUISA DE CONCURSOS