Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso INSS: prazo para envio da documentação é adiado

Segundo o comunicado enviado pelo Cebraspe, a prorrogação refere-se apenas ao envio de documentação para as solicitações de inscrição. O prazo para se inscrever foi encerrado em (4/10)

05/10/2022 13:51 | Atualização: 05/10/2022 13:52

Raphaela Peixoto*

Marcos Santos/USP-Imagens
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), adidou o prazo para envio da documentação exigida no certame. A informação foi divulgada por meio de um comunicado publicado na última terça-feira (4/10).


Os candidatos portadores de algum tipo de deficiência, candidatos que solicitarem isenção da taxa de inscrições, candidato que necessitar de atendimento especial para realização das provas e(ou) do curso de formação e(ou) adaptação das provas, devem enviar a documentação específica pelo site da página oficial da seleção.

Cabe salientar que o período de inscrições já foi encerrado na última terça-feira (4/10). Segundo o comunicado enviado pelo Cebraspe, a prorrogação refere-se apenas ao envio de documentação para as solicitações de inscrição. O documento também afirma que a prorrogação foi mediante a instabilidade no links de upload de documentação para fins de inscrição.

Ao todo, o certame oferta mil vagas regionalizadas. As oportunidadades para Brasília somam 13, sendo nove para ampla concorrência, uma para PCD e três para PPP. A seleção compreenderá duas etapas, de responsabilidade do Cebraspe, sendo elas: provas objetivas e curso de formação, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A previsão da aplicação das provas objetivas em 27 de novembro nas cidades das 97 gerências regionais.

Das etapas

O exame objetivo será composto por 120 questões cujo o modelo é de certo ou errado. Com a autorização de reduzir o prazo entre o lançamento do edital e a prova objetiva, os candidatos terão dois meses para se prepararem após a publicação do do conteúdo programático.

 

A prova objetiva terá itens sobre conhecimentos básicos com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático. E conhecimentos específicos para temas relacionados a benefícios previdenciários e legislação previdenciária. Para ser aprovado nesta etapa o candidato deverá obter nota superior ou igual a:

 

10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;

21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;

36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

 

O curso de formação será realizado em nove capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. O curso terá carga horária de até 180 horas presenciais. O candidato matriculado receberá uma remuneração relativa à metade do salário do cargo.

 

Após o curso, os candidatos serão submetido a prova objetiva composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, e de prova discursiva composta de duas questões discursivas cujo número máximo é de 15 linhas, com o conteúdo ministrado.

 

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader



PESQUISA DE CONCURSOS