Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso INSS registra mais de um milhão de inscritos

Ao todo o certame oferta mil vagas regionalizadas. As oportunidadades para Brasília somam 13, sendo nove para ampla concorrência, uma para PCD e três para PPP

09/11/2022 13:37 | Atualização: 09/11/2022 14:12

Raphaela Peixoto*

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Cebraspe, banca organizadora do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicou nesta quarta-fiera (9/10) o número de inscritos no certame. Segundo a banca, foram registradas 1.023.494 incrições para as 1 mil vagas imediatas ofertadas.


O índice de inscritos no certame representa uma pequena queda se comparado com o concurso de 2015, quando a banca registrou 1.043.807 de inscrições.

De acordo com os representantes do governo, que estavam na coletiva de imprensa realizada em setembro, eram esperadas 1,5 milhão de inscritos. Também foi assegurado o chamamento do cadastro de reserva.


São ofertadas vagas para as 26 estados e para o Distrito Federal. As oportunidades para Brasília somam 13, sendo nove para ampla concorrência, uma para pessoas com deficiência e três para autodeclarados negros e pardos.

Das etapas

A seleção compreenderá duas etapas, de responsabilidade do Cebraspe, sendo elas: provas objetivas e curso de formação. Ambas de caráter eliminatório e classificatório. A previsão da aplicação das provas objetivas são para  27 de novembro nas cidades das 97 gerências regionais.

 

O exame será composto por 120 questões cujo o modelo é de certo ou errado. Com a autorização de reduzir o prazo entre o lançamento do edital e a prova objetiva, os candidatos terão dois meses para se prepararem após a publicação do conteúdo programático.

 

A prova objetiva terá itens sobre conhecimentos básicos com as disciplinas de língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, noções de informática e raciocínio lógico-matemático. Além de conhecimentos específicos para temas relacionados a benefícios previdenciários e legislação previdenciária. Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter nota superior ou igual a:

 

  • 10 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
  • 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  • 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
O curso de formação será realizado em nove capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O curso terá carga carga horária de até 180 horas presenciais. O candidato matriculado receberá uma remuneração relativa à metade do salário do cargo. 

Após o curso, os candidatos serão submetido a prova objetiva composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, e de prova discursiva composta de duas questões discursivas cujo número máximo é de 15 linhas, com o conteúdo ministrado.

 

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins



 


PESQUISA DE CONCURSOS