Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso da Marinha oferta 1.080 vagas para Fuzileiro Naval; confira

Do total de oportunidades, 240 vagas são destinadas para o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), preferencialmente, aos candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste

19/12/2022 14:09 | Atualização: 19/12/2022 15:31

Raphaela Peixoto*

Divulgação
O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (CPesFN) tornou público o edital de abertura do concurso público de admissão ao curso de formação de soldados fuzileiros navais (CP-C-FSD-FN) para as Turmas I e II/2024. O documento foi publicado nesta segunda-feira (19/12) no Diário Oficial da União.


Ao todo, a seleção oferta 1.080 vagas, das quais 840 vagas são para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), sendo 96 oportunidades para mulheres e 744 para homens das regiões Sul e Sudeste, além de 240 vagas destinadas para o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), preferencialmente, aos candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Podem se candidatar pessoas com 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2024, não ser isento do Serviço Militar em qualquer Força Armada ou Auxiliar (somente para o sexo masculino); além de ter o ensino médio completo e altura mínima de 1,54m e máxima de 2m.

O período de inscrição será aberto em 16 de janeiro de 2023. Interessados podem se inscrever, por meio do preenchimento do formulário disponível no site de ingresso da Marinha, até 2 de março de 2023. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40. 

 

Das etapas 

 

Esta seleção será composta por diversas etapas. Á priori, os candidatos serão submetidos pelo exame de escolaridade - ou prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, cuja data de aplicação ainda não foi definida e será divulgada em breve pela Marinha do Brasil. O exame será constituído por 50 questões dividas em língua portuguesa e matemática, 25 itens cada um.

 

Também compõem o certame:  

 

  • Verificação de dados biográficos
  • Verificação de documentos
  • Inspeção de saúde e exame psicológico; e
  • Teste de suficiência física (composto por flexão, corrida, abdominal e natação).
Os classificados dentro do número de vagas e aprovados em todas as etapas serão matriculados no curso de formação, no posto de recruta fuzileiro naval (RC-FN). O aprendiz-fuzileiro naval receberá bolsa-auxílio atinente à sua graduação, no valor total de R$ 1.303,90.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins
 

 

 


PESQUISA DE CONCURSOS