Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso AGU: interessados no certame já podem se inscrever

Interessados devem ter graduação em direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, no mínimo, dois anos de prática forense

09/01/2023 13:29 | Atualização: 09/01/2023 14:09

Raphaela Peixoto*

Divulgação/AGU
O período de inscrição do concurso da Advocacia Geral da União (AGU) está aberto desde das 10 horas desta segunda-feira (9/1). Interessados podem se inscrever pelo site da Cebraspe, banca organizadora do certame até 7 de fevereiro de 2023. A taxa de inscrição é de R$ 180.


Os interessados devem ter graduação em direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, no mínimo, dois anos de prática forense.

Os editais foram publicados em dezembro de 2022 no Diário Oficial da União (DOU), juntos ofertam 300 vagas de nível superior e com salário inicial de R$ 21.014,49.

Do total de oportunidades, em cada uma das seleções, 75 chances são de ampla concorrência, cinco para candidatos com deficiência e 20 para candidatos negros. São ofecidas também vagas para formação de cadastro reserva. As oportunidadades são distribuídas conforme, a seguir: 

 

  • Advogado da União: 100 vagas
  • Procurador da Fazenda Nacional: 100 vagas
  • Procurador Federal: 100 vagas 
O concurso é composto por prova objetiva, discursiva e oral. Os exames serão realizados nas 27 capitais do país. A prova objetiva para advogado da União está marcada para 30 de abril de 2023. Para os cargos de procurador federal e da fazenda nacional, as provas estão previstas para 7 e 21 de maio de 2023, respectativamente.
 

Retificações

Foi publicado nesta segunda-feira (9/1) o edital de retificação dos três editais do concurso da AGU. Segundo o documento foi incluso as alíneas “g” nos subitens 2.1 e 10.5 do edital de abertura (Edital nº1), bem como a retificação de objetos de avaliação constantes do subitem 17.2.1 do referido edital. Confira aqui todas as alterações.

 
As alíneas “g” contêm a seguinte redação: "o exercício de atividades práticas desempenhadas na vida forense, relacionadas às ciências jurídicas, como servidor do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública com atividades, ao menos parcialmente, jurídicas.". 

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins

 


PESQUISA DE CONCURSOS