Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ser graduado em algum curso superior, seja de bacharelado, licenciatura, ou tecnólogo. Também são requisitos: ter as seguintes estaturas: no mínimo 1,60m, se for do sexo masculino, e 1,55m, se for do sexo feminino; ter nascido a partir de 1º de janeiro de 1988, salvo para os candidatos pertencentes a Polícia Militar do RN e do Corpo de Bombeiros Militar do RN, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até 22 de fevereiro de 2023, pelo site da banca organizadora.
Compõem o concurso: prova objetiva; exame de habilitação musical (somente para o cargo de soldado músico); exame de avaliação de condicionamento físico; exame de avaliação psicológica, inspeção de saúde; procedimento de heteroidentificação (para candidatos audodeclarados negros) e investigação social.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será coposta 80 questões, 10 itens cada disciplina, sendo elas: língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, noções de direito constitucional, noções de direito penal militar, noções de direito penal, legislação extravagante e legislação da PMRN. O exame será aplicado em 17 de março nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, João Câmara, Nova Cruz e Pau dos Ferros. A duração é de quatro horas.
Aprovados receberão uma bolsa de R$ 1.302 durante o curso de capacitação. Atualmente, o salário inicial de um militar da Gendarmaria do RN é de R$ 3.929,01. O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.
*Estagiária sob supervisão de Thays Martins
*Estagiária sob supervisão de Thays Martins