O Exército Brasileiro abriu um novo concurso público para admissão de candidatos na escola preparatória de cadetes. Foram abertas 440 vagas, sendo 400 para homens e 40 para mulheres. Para a ampla concorrência, são ofertadas 320 para homens e 32 para mulheres. Já a cota reservada para candidatos negros é de 80 chances para homens e oito para mulheres.
Saiba Mais
O Curso de Admissão possui abrangência nacional e será composto por verificações de requisitos intelectuais, de saúde, físicos, psicológicos e documentais. Farão parte da seleção as seguintes etapas:
- I - primeira etapa: exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos; e
- II - segunda etapa: composta das seguintes fases, todas de caráter eliminatório:
- a) Inspeção de Saúde: a ser realizada, apenas, pelo candidato convocado, desde que aprovado no EI, respeitada a classificação obtida;
- b) Exame de aptidão física: a ser realizado, apenas, pelo candidato apto na IS;
- c) Avaliação psicológica: a ser realizada, apenas, pelo candidato apto no EAF; e
- d) comprovação dos requisitos para a matrícula: a ser realizada, apenas, pelo candidato apto na avaliação psicológica, confirmado no procedimento de heteroidentificação (para aquele autodeclarado negro) e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME).