Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Ministério fará transmissão para tirar dúvidas sobre o Concurso Nacional Unificado

O evento será transmitido ao vivo por meio do canal do ministério no YouTube, a partir das 14h, nesta sexta-feira (1°/9)

31/08/2023 17:48 | Atualização: 31/08/2023 18:27

Yasmin Rajab

MGI/Divulgação
MGI/Divulgação
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizará uma live com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o Concurso Nacional Unificado. O evento será transmitido ao vivo, por meio do canal oficial do MGI no YouTube, a partir das 14h, nesta sexta-feira (1°/9). 


A pasta criou a proposta de criar o concurso com prova única para o preenchimento de cerca de 8 mil vagas abertas no serviço público federal neste ano. A ideia é preparar um certame semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Estarão presentes na live o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso e a diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI, Maria Aparecida Chagas Pereira. O evento será moderado pelo servidor da Secretaria-Executiva do MGI, Luiz Coimbra. 

Nesta semana, a ministra da Gestão, Esther Dweck, divulgou um cronograma com algumas datas previstas do Concurso Unificado. Segundo o documento, até meados de setembro, deverá ser divulgado o ato normativo do MGI, criando comitê organizador e também o encerramento do prazo para a adesão dos ministérios ao certame. 

O cronograma também traz a previsão para a publicação do edital (20 de dezembro deste ano) e para a aplicação da prova (25 de fevereiro de 2024). O certame será dividido em duas partes, por meio de provas objetivas, com matriz comum a todos os candidatos, e de provas específicas e dissertativas, por blocos temáticos. A prova deverá ser aplicada em 179 municípios.


PESQUISA DE CONCURSOS