Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso Itamaraty: órgão lança certame para oficial de chancelaria

O edital de abertura, publicado nesta segunda-feira (18/9), oferta 50 vagas imediatas e 50 para formação de cadastro de reserva

18/09/2023 15:31 | Atualização: 18/09/2023 15:31

Raphaela Peixoto*

Minervino Júnior/CB/D.A.Press
 O Ministério das Relações Exteriores (MRE) lançou, nesta segunda-feira (18/9), o concurso público para o provimento do cargo de oficial de chancelaria do serviço exterior brasileiro. O edital de abertura oferta 50 vagas imediatas, além de 50 oportunidades para formação de cadastro de reserva. 


A função exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em qualquer área de formação. O salário é de  R$ 10.169,77 para jornada de 40 horas semanais.

 

Será admitida a solicitação de inscrição somente via internet, na página oficial do concurso, no período entre 22 de setembro a 11 de outubro. O valor da taxa de inscriçao é de R$ 120,00.  

Da seleção 

O certame será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Ao todo, a seleção terá as seguintes etapas:
  • a) primeira etapa: prova objetiva e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • b) segunda etapa: curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva será composta por 60 questões do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta. Já a prova discursiva, consistirá de duas questões discursivas (uma de lingua portuguesa e uma de lingua inglesa), no valor de 20 pontos cada, a serem respondidas em, no mínimo, 35 linhas e, no máximo, 45 linhas cada. 

A primeira etapa do certame será realizada nas seguintes capitais: Belém (PA), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A aplicação desta fase está marcada para 10 de dezembro. 

Curso de formação 

O curso de formação terá a carga horária de 40 horas presenciais e  será realizado em Brasília/DF, em período e local a serem divulgados no edital de convocação para essa etapa. A avaliação do curso de formação consistirá de prova objetiva, composta de 50 questões de múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) e uma única resposta correta. 

*Estagiária sob supervisão de Talita de Souza

PESQUISA DE CONCURSOS