Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Ministério da Agricultura oficializa adesão ao concurso nacional unificado

A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25/9), por meio de uma portaria. Ao todo, serão ofertadas 440 vagas.

25/09/2023 15:38 | Atualização: 26/09/2023 13:41

Raphaela Peixoto*

Freepik/Divulgação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) oficializou a adesão ao Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25/9), por meio de uma portaria que encerra os trabalhos da Comissão Especial de Concurso Público instituída em agosto deste ano.


Ao todo, serão ofertadas 440 vagas. As oportunidades serão distribuídas da seguinte maneira:  

  • Agente de atividades agropecuárias: 100 vagas;
  • Agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal: 100 vagas;
  • Auditor fiscal federal agropecuário: 200 vagas;
  • Técnico de laboratório: 40 vagas.

Os órgãos públicos e ministérios têm até a próxima sexta-feira (29/9) para manifestarem interesse em aderir à prova unficada. O novo certame possibilita que os candidatos concorram a várias vagas de uma mesma área de atuação. A publicação do edital de abertura do concurso está prevista para até 20 de dezembro, segundo o MGI.


A ideia do Ministério da Gestão é criar algo similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado simultaneamente em todo o país. O exame será dividido em duas partes, por meio de provas objetivas, com matriz comum a todos os candidatos, e de provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Ambas as partes do exame serão aplicadas no mesmo dia, a previsão é sejam aplicadas em 25 de fevereiro.

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca


PESQUISA DE CONCURSOS