Dinamizar o tempo é um desafio constante e ciclópico, enorme, extraordinário. E, igualmente, necessário e indispensável. O tempo é nosso bem mais precioso, mais escasso e menos renovável. Todo dia recebemos mais 24 horas, toda semana mais sete dias, todo ano mais 12 meses... mas o que se passou está irremediavelmente perdido. O que passou pode nos legar apenas lições, lembranças e o trabalho e alegria lá atrás implementados. Eu não tenho mais o tempo que passou, como dizia Renato Russo, mas tenho a colheita de tudo o que semeei lá atrás.
A mesma estrofe da música acima ainda afirma que, apesar de não termos mais o tempo que passou, “temos todo o tempo do mundo”. Você pode mudar o rumo agora, ou ir mais fundo no rumo que já escolheu e que sabe que realmente quer. E mesmo quem não sabe se é isso mesmo, quando caminha acaba descobrindo. Faça como o poeta sugere: “Sempre em frente/Não temos tempo a perder”, continue produzindo, dê o seu melhor, sue para conquistar o que deseja, o suor é a chuva que faz brotar a semente que, na terra, precisa morrer para viver em uma forma mais completa.
Saiba Mais
Existe uma expressão bem popular que afirma que “sem dor não há vitória” (no pain, no gain). Quando estou me sentindo cansado da jornada me lembro da expressão e me apego a ela. A dor precisa existir, apenas o sofrimento é opcional. Se aprendermos a trabalhar com sabedoria, a dor não será além da necessária, nem o cansaço, mas nunca vi nenhuma vitória perene e digna sem alguma dose de cansaço e dor.
O que posso dizer é que ao aprender a administrar o tempo a dor e o cansaço irão diminuir, ainda assim será necessário suar a camisa, ter uma dose de dor e cansaço. Mas será como o lavrador e o atleta, que se esforçam para conquistar o que aspiram. E se movem de esperança, sabendo que irão participar da colheita.
Em meu site você encontrará materiais gratuitos sobre dicas e técnicas de administração do tempo, em texto e vídeo. Se puder, leia também os capítulos sobre esse tema no livro Como passar em provas e concursos ou no seu Resumo. Possuo um livro específico sobre o tema, em coautoria com Alberto Dell’Isola, que é perfeito para quem deseja se aprofundar ainda mais no mundo da organização. É um investimento em você, no seu futuro e nas suas conquistas, que serão muitas!