Haverá ainda teste de aptidão física para concorrentes a analista da área de segurança. O exame será composto por: flexão de braço na barra fixa, para homens, ou estático de barra, para mulheres; flexão abdominal e corrida de 12 minutos.
São disputadas 65 oportunidades, de níveis médio e superior, por 71.418 candidatos. O cargo de técnico judiciário, na área administrativa, foi o que mais registrou candidatos: 39.592 – resultando na ampla concorrência de, aproximadamente, 3.599 pessoas por vaga.
Saiba Mais
Para analistas são oferecidas vagas nas áreas administrativa, administrativa especializada em segurança (ambos para qualquer nível superior), análise de sistemas da informação, arquitetura, arquivologia, comunicação social, contadoria, engenharia (civil e elétrica), fisioterapia, medicina (pediatria), pedagogia, serviço social e suporte em tecnologia da informação.
E para o cargo de técnico judiciário foram abertos postos nas áreas administrativa (que exige apenas nível médio completo), de saúde bucal e tecnologia da informação (ambas requerem nível médio e curso técnico).
O concurso ainda visa formar cadastro reserva de aprovados. Cinco por cento dos cargos são reservados a pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros.
O último edital do STJ foi lançado em 2012, com apenas 28 vagas imediatas. O órgão, porém, chamou mais que 35 vezes o número de vagas previsto, já que 986 candidatos aprovados já foram convocados para posse.