Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Itamaraty confirma novo concurso para diplomata este mês

Banca organizadora da seleção já foi divulgada

03/06/2016 11:58 | Atualização: 03/06/2016 12:11

Lorena Pacheco

Diego Paiva/Reprodução
Jardim suspenso do Palácio do Itamaraty; o projeto de paisagismo foi feito por Burle Marx.
O novo edital de abertura para diplomatas brasileiros será lançado já nesta primeira quinzena de junho. A informação foi confirmada pelo órgão, após a divulgação do regulamento da seleção no Diário Oficial da União desta sexta-feira (3/6). Como no processo seletivo anterior, serão oferecidas 30 vagas para candidatos com qualquer curso de nível superior e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) também será a banca organizadora.

A data das provas ainda não foi divulgada, apenas que os exames serão aplicados em todas as capitais brasileiras e que o primeiro deles será realizado 51 dias após a divulgação do edital do concurso. O salário inicial do posto continua R$ 15.005,26.

Na primeira fase da seleção, os candidatos serão submetidos a prova objetiva, sobre língua portuguesa, de história do Brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de língua inglesa, de noções de economia e de noções de
direito e direito internacional público. A segunda etapa será uma prova discursiva de língua portuguesa e a terceira fase será composta por provas discursivas de história do Brasil, geografia e política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e prova objetiva de língua espanhola e língua francesa. Todas serão eliminatórias e classificatórias.

A última seleção para a carreira diplomata foi lançada em junho de 2015 e contou com 6.003 candidatos – média de 239 inscritos por chance. Todas as 30 oportunidades foram preenchidas.

PESQUISA DE CONCURSOS