Jean Marcel Fernandes, coordenador do curso do Itamaraty do Gran Cursos Online, disse que o candidato deve continuar com o ritmo intensivo na reta final. “Não se pode perder tempo. Tem que fazer um planejamento e saber dividir os estudos entre as disciplinas. Sempre ter um foco maior nas matérias que o candidato tem maiores dificuldades”, afirmou.
A primeira fase da seleção será em 24 de julho e vai avaliar os candidatos em 73 questões objetivas sobre língua portuguesa e inglesa, história do Brasil e mundial, geografia, política internacional, noções de economia, noções de direito e direito internacional público. A segunda etapa, em 17 de setembro, será realizada uma prova discursiva de língua portuguesa.
O professor disse que não se deve “chutar” na primeira etapa e fazer muitos exercícios para praticar o texto nas fases dois e três. “Na fase um, cada questão tem quatro itens. A cada resposta certa o candidato ganha 0,25 ponto e a cada errada perde 0,25. Então, é bom não chutar para não correr o risco de ser penalizado. Já na segunda etapa, é melhor focar na prática do exercício do texto”, indicou.
A última fase é dividida em três datas. São avaliações discursivas de história do Brasil e língua inglesa, em 18 de setembro, de geografia, política internacional e noções de economia, em 24 de setembro, e noções de direito, direito internacional público, língua espanhola e francesa em 25 de setembro. Todas serão eliminatórias e classificatórias.
Saiba Mais
A primeira fase será realizada nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. A segunda e a terceira etapas serão realizadas nas capitais que tenham candidatos aprovados na fase anterior. A perícia médica daqueles que se declaram com deficiência e os exames de aptidão física e mental serão feitos em Brasília.
O resultado final do concurso deve ser publicado em 16 de dezembro deste ano. O último certame feito pelo Itamaraty foi em junho de 2015. Ao todo, 6.003 pessoas se candidataram na época, 239 inscritos por vaga.