Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Jovem de 26 anos é recordista de nomeações em concursos públicos

Aos 17 anos Kalebe começou a fazer concursos. Em 5 anos fez 29 provas. Foi nomeado para 10 cargos. Hoje, aos 26 , é Oficial de Justiça do TRT na 6ª Região

18/11/2016 09:00 | Atualização: 18/11/2016 09:32

Beatriz Fidelis - Especial para o Correio

Kalebe Dionísio/Arquivo Pessoal
Kalebe Dionísio fez 29 concursos públicos em cinco anos. Aos 22 anos foi nomeado Oficial de Justiça.
"Ser aprovado é fácil, difícil é o sacrifício que a aprovação requer." Esse é o mote do gênio dos concursos, recordista em nomeações, Kalebe Lael Costa Dionísio. De João Pessoa, capital da Paraíba, para todo o Brasil. É esse o perfil do jovem que aos 22 anos de idade já era servidor Tribunal Regional do Trabalho na 6ª Região. Hoje, aos 26 anos, Kalebe é o jovem com maior número de nomeações em concursos públicos federais segundo o ranking RankBrasil. No total, foi selecionado em 10 cargos.


História de Sucesso

A saga de Kalebe começou em 2008 e foi até 2013, quando finalmente foi aprovado para a carreira dos sonhos, o cargo de Oficial de Justiça no Tribunal Regional do Trabalho do estado da Paraíba. Começou os estudos aos 17 anos, enquanto esperava o resultado do vestibular para o curso de Direito na Universidade Federal da Paraíba. Na época, se inscreveu para dois concursos no mesmo dia, ambos de nível médio: pela manhã o TRF da 5ª Região e no período da tarde o INSS. Segundo ele, foi um erro que cometeu, porque os concursos tinham editais bem diferentes. Mas dessa experiência ele tirou bons aprendizados.

 

Motivado inicialmente pela necessidade de ajudar nas contas de casa e estimulado de perto pelos pais, que o encorajavam a buscar estabilidade financeira, Kalebe tomou como objetivo de vida ser aprovado em um bom concurso. Em um período de cinco anos fez 29 concursos, mais a prova do vestibular. Desses, foi classificado para 22 e nomeado para dez.

 

Kalebe conta que não pensou em desanimar após não ter sido convocado nas primeiras provas: “Continuei fazendo concurso, na verdade, porque eu não tinha sido chamado ainda pra nenhum”. Para ele, o importante é nunca se deixar desanimar: “concurso se faz para passar e até passar”. Segundo ele, é importante que o candidato se prepare para todas as provas que for fazer e eu não desanime até alcançar o cargo sonhado.

 

Leia também:

Para driblar concorrentes, vale identificar o perfil da banca organizadora do concurso

 

Estratégia Vencedora

Do período em que passou fazendo concursos tirou aprendizados para a vida inteira. Lições essas que hoje ele compartilha no site pessoal, desenhado especialmente quem está se preparando para concursos públicos. “Comecei a fazer o site como hobby, motivacional para concurseiros. Comecei a ouvir muitos concurseiros, dúvidas e questões. Acabei entrando nessa área e criei um curso online”.

 

Kalebe conta que criou a própria metodologia de estudos, e é ela que compartilha no curso, voltado para técnicas de estudo para todos os tipos de concursos públicos: “Acabei criando essa metodologia de estudo na base da tentativa e erro, e eu vi que deu certo. O objetivo é ensinar a estudar. Porque tem muita gente que acha que estudar é só pegar uma apostila e ler e assistir uma videoaula”.

 

A dica que Kalebe deixa para os concurseiros de plantão é de não desanimar e seguir o seu sonho. “Depois que chegar a um certo nível procura algo que dê prazer. Porque é muito melhor ter vontade de sair de manhã pra trabalhar do que sair se lamentando ou esperar ansiosamente toda semana a sexta feira chegar.”


PESQUISA DE CONCURSOS