Um novo concurso para o cargo de soldado de 2ª classe, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), deve ser aberto em breve. O certame foi confirmado pelo governador Rodrigo Rollemberg, em agosto do ano passado, em uma entrevista televisiva. Segundo ele, o concurso irá repor o número de efetivos que se aposentaram desde o início de sua gestão. Foram autorizadas 1.900 vagas. "Já autorizamos a realização de concurso pra Polícia Militar, que deverá ser realizado no ano que vem (2017), com 1.900 vagas para reposição desse efetivo", disse.
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar do DF, ainda não há previsão pra data desse concurso, mas de acordo com eles, o número de vagas autorizadas, não será suficiente: "Já posso adiantar que 1.900 não vão cobrir o número de ausências, porque 2.300 já se aposentaram até agora, e estão pra sair mais 3.000", complementou.
O última seleção foi em 2012, e ofertou mil vagas para o cargo de soldado permanente da corporação, dentre elas 964 eram para soldado combatente (790 para homens, e 174 pra mulheres; 24 para soldado corneteiro (ambos os sexos) e 12 para soldado músico (ambos os sexos, e diversas especialidades).
No último concurso, os avaliados foram selecionados através de uma prova objetiva de 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais – Língua Portuguesa, Atualidades, Raciocínio Lógico e Noções de Informática, e as outras 40 questões abordavam Conhecimentos Específicos – Noções de Administração e Psicologia, Lei Orgânica do Distrito Federal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Legislação Extravagante e Noções do Direito Penal Militar.