Piauí
Com remuneração inicial de R$ 3.100, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí abriu novo concurso público. São 110 vagas, sendo apenas 10 para mulheres, para candidatos com nível médio e com idade de até 30 anos. O cargo é o de soldado.Os inscritos serão submetidos a prova objetiva (com questões sobre português, matemática, química, física, noções de informática, legislação institucional e noções de direito) e dissertativa em 19 de novembro, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico, investigação social e curso de formação.
As inscrições poderão ser feitas de 18 de setembro a 6 de outubro, pelo site da Universidade Estadual do Piauí. A taxa custa R$ 70.
O resultado final da seleção será publicado em abril do ano que vem.
Leia também: PM e CBM de Mato Grosso do Sul anunciam concurso neste ano
São Paulo
O Corpo de Bombeiros de São Paulo, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimos, abriu processo seletivo simplificado com 600 vagas temporárias para guarda-vidas. Segundo o edital da seleção, publicado no Diário Oficial do estado, a necessidade temporária e sazonal de excepcional interesse público se evidencia com o acentuado aumento na frequência da população nas praias litorâneas e de águas interiores de São Paulo durante o verão, período em que se verifica maior incidência das ocorrências de afogamento e outros acidentes aquáticos.Saiba Mais
A seleção será composta de inscrição (gratuitas e pelo site dos Bombeiros ou pessoalmente no postos de lotação), analise de documentação, atestado médico, prova prática (corrida e natação) e investigação social.
O guarda vidas será considerado agente público e poderá ser empregado nas praias do litoral paulista e nas praias de águas interiores de rios e represas com acesso público do estado.
As chances serão distribuídas entre as localidades de Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, Monagaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba, Ubatuba, Guarapiranga e Bilings.