Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Polícia Civil de Goiás define comissão para novo concurso público

A expectativa é de que sejam abertas 650 vagas, sendo 100 para o cargo de delegado e 550 para escrivães e agentes

02/03/2018 13:42 | Atualização: 05/03/2018 09:53

Do CorreioWeb

Ed Alves/CB/D.A Press
Um novo concurso da Policia Civil do Goiás (PC GO) será lançado em breve. Foi divulgado no Diário Oficial do Estado o nome dos servidores que formarão a comissão interna do certame, responsáveis por elaborar e aprovar o termo de referência do concurso, que precede o edital. A comissão também é responsável por avaliar e acompanhar todas as etapas do concurso e  executar visita técnica à empresa responsável pela organização.

A expectativa é de que sejam abertas 650, sendo 100 para o cargo de delegado substituto e 550 para escrivães e agentes substitutos. A informação foi anunciada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB/GO), em novembro do ano passado, com o objetivo de reforçar a segurança pública do Estado. 

Todas as chances são para candidatos com nível superior em diversas áreas de atuação, e para o de delegado, é necessário ser formado em direito. Para o concurso de delegado, a banca organizadora será a Universidade Estadual de Goiás. Já para os cargos de escrivão e agente não há uma banca definida. 


Recomendação do Ministério Público


No início de fevereiro, o promotor de Justiça Fernando Krebs recomendou para que a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado solicitasse à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) a realização do novo certame para a Polícia Civil.

A recomendação também pediu que fosse feito o remanejamento de pessoal da polícia, para que todas as delegacias do Estado possuam pelo menos um escrivão ou agente para atendimento à população. 

Krebs informou que a urgência de um novo concurso se deve ao fato de que a quantidade de cargos vagos no órgão é de 50%. Além disso, 43 cidades sedes de comarca não possuem delegados e nove delas não têm equipe completa. No total de cidades goianas, 162 estão sem delegados.


Seleção suspensa


Em 2016, a PCGO abriu concurso para provimento de 36 vagas para delegado, e em junho deste ano, após investigações de possíveis irregularidades, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela organização das etapas, suspendeu o certame a divulgação do resultado definitivo da primeira fase causar estranheza nos candidatos em razão da quantidade de aprovados que alcançaram notas superiores a 90 pontos, sendo que a prova objetiva teve alta complexidade e cada questão errada acarretava a perda de 0,25 pontos em relação à nota final.

Saiba mais emConcurso para delegado da Polícia Civil de Goiás é suspenso pela Justiça 

Segundo a assessoria geral da polícia, as novas 100 vagas para delegado surgiram decorrentes da promoção de mudança de classe dos funcionários,  e não têm qualquer relação com o concurso suspenso. 

Últimos concursos


Para o cargo de delegado, o último concurso aconteceu em 2013 e contou com 15.579 inscritos para 109 vagas e salário de R$ 9.586,93. Os candidatos passaram por provas objetiva e discursiva, avaliação médica, avaliação de aptidão física, exame psicotécnico, avaliação da vida pregressa e investigação social, curso de formação profissional e avaliação de títulos. 

Já para as funções de agente e escrivão, o último certame aconteceu em 2016, e contou com 31.329 inscritos. A seleção também foi organizada pelo Cebraspe. Foram 280 para os cargos de agente de polícia substituto e 220 para escrivão de polícia substituto, com salários de R$ 1.500. Os candidatos foram testados por meio de provas objetiva, discursiva, avaliação médica, exames de aptidão física e psicológica e entrega de documentação de vida pregressa. Candidatos ao cargo de  escrivão passaram ainda por uma prova prática de digitação.

PESQUISA DE CONCURSOS