Os candidatos devem atender aos seguintes requisitos básicos: ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos, ter altura mínima de 1,60 para homens e 1,55 para mulheres, estar quites com as obrigações militares e eleitorais, além de outros descritos no edital. O aluno-oficial PM tem remuneração de R$ 3.095,88.
As inscrições serão aceitas de 27 de agosto a 24 de setembro pelo site da Vunesp. A taxa de participação é de R$ 130. O concurso será válido por seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Etapas
É previsto no edital que os candidatos serão avaliados por provas objetivas, provas dissertativas, exame de aptidão física, exame de saúde, exame psicológico, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, análise de documentos, além de ser matriculado no curso de formação.As provas objetivas e dissertativas estão marcadas para a data provável de 18 de novembro. A realização será nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Serão cobrados conhecimentos em história, filosofia, sociologia, geografia, língua portuguesa e interpretação de texto, língua inglesa ou espanhola, matemática, noções de administração pública, noções básicas de informática, além da elaboração de uma dissertação em prosa.
O edital informa que haverá estágio probatório que terá início com o exercício do cargo, que é concomitante com a posse e se dá na condição de Aluno-Oficial PM, durante a graduação em curso específico e o consequente estágio administrativo-operacional, na condição de aspirante-a-oficial PM.