A lei que define as diretrizes orçamentárias para 2019 (LDO) foi divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta quarta-feira (10/10). O texto restabelece a previsão de 21.162 vagas nos poderes Executivo e Legislativo locais, reposições salariais, reestruturação de carreiras, além de recomposição e criação de gratificações que beneficiam 68.245 servidores.
De acordo com o texto, concursos programados para Secretaria de Segurança, Secretaria da Criança, Metrô-DF, Secretaria de Educação, Novacap e Departamento de Estradas e Rodagem (DER), voltam à pauta de 2019. Há cargos previstos para as categorias de defensores públicos, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, administradores, arquitetos, assistentes sociais, médicos, biólogos e pedagogos.
Saiba Mais
No entanto, em 18 de setembro, os vetos foram derrubados por todos os 21 deputados distritais. O ato acabou aumentou o número de vagas e a realização de novos concursos públicos no ano que vem.
Embora previsto na LDO, as emendas não têm caráter autorizativo e, portanto, o governo não é obrigado a cumprir. O deputado Rodrigo Delmasso (PRB) informou que a manutenção das emendas na legislação permitirá que o próximo governo avalie a real possibilidade de realização dos concursos, de acordo com a situação financeira de momento.