Como era esperado, a concorrência do concurso do Ministério Público da União (MPU) é bem grande. De acordo com a banca organizadora da seleção, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), 264.924 pessoas se inscreveram e estão concorrendo as 47 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para técnicos e analistas do órgão. Desse total, 229.169 são candidatos de ampla concorrência (37 vagas), 35.755 são candidatos negros (sete vagas) e 4.761 são pessoas com deficiência (três vagas). Os números foram divulgados nesta quarta-feira (17/10).
O cargo detentor da maioria das participações é o de técnico do MPU, especialidade administração, com lotação no Distrito Federal, com 102.141 concorrentes. O posto oferece quatro vagas imediatas, portanto a demanda total é de 25.535,25 inscritos por chance. O segundo cargo mais concorrido também é para o DF: analista do MPU, especialidade direito, com 31.367 inscritos. Neste caso, são cinco vagas imediatas, então a demanda total é de 6.273,40 pessoas por oportunidade.
A segunda unidade da federação que compõe o ranking de inscrições do MPU é Rio Grande do Sul, com 25.999 inscrições para técnico. São duas vagas, ou seja, a demanda total é de 12.999,50 concorrentes por chance. Depois é a vez de Minas Gerais que, para a mesma função, contabilizou 25.491 inscrições, ou seja, 12.745,50 para cada uma das duas vagas imediatas disponíveis.
Confira a demanda completa aqui!
Provas neste fim de semana
Os candidatos inscritos no concurso público do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar o horário das provas, que ocorrerão neste domingo (21/10). As informações estão disponíveis no site da banca, Cebraspe, e podem ser checadas através do número de CPF do candidato.
As provas objetivas e discursiva para o cargo de analista do MPU terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no turno da manhã, às 8h. Já as provas objetivas para o cargo de técnico do MPU terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas, no turno da tarde, às 15h.
De acordo com orientação da banca, o candidato deverá comparecer ao local para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original. Veja aqui mais orientações importantes para não errar no dia da prova.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120 pontos. Neste concurso, é sempre bom lembrar, o Cebraspe vai aplicar o critério de apenação em que uma errada anula uma certa, portanto é preciso atenção ao julgar as questões. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 19h da data provável de 23 de outubro. Quem desejar interpor rescurso poderá fazê-lo das 9h do dia 24 de outubro às 18h de 25 de outubro.
- Já testou seus conhecimentos no nosso simulado gratuito? São 20 questões comentadas sobre noções de administração. Acesse!
Cadastro reserva
A grande atração do concurso do MPU é o cadastro reserva que poderá ser chamado ao longo da validade do edital. De acordo com o item 11.6 do edital, foi determinado um quantitativo máximo de aprovados que serão contemplados no resultado final do concurso. Serão ao todo 7.293 aprovados, a grande maioria para o Distrito Federal (até 4.736 aprovados, sendo 3.579 técnicos e 1.157 analistas). Segundo especialista entrevistado pelo site de Concursos, essa informaçãoserá o termômetro para as convocações de aprovados. Confira a entrevista exclusiva aqui!
Não menos atrativas, as remunerações do concurso também são siginicativas: variam entre R$ 6.862,72 para nível médio, e R$ 11.259, 81 para o superior.
Além das vagas para o Distrito Federal, o concurso prevê lotação nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.