Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

MPU divulga concorrência: 264.924 disputam concurso com 47 vagas!

O cargo detentor da maioria das participações é o de técnico do MPU, especialidade administração, com lotação no Distrito Federal

17/10/2018 17:27 | Atualização: 17/10/2018 20:13

Lorena Pacheco

Divulgação MPF
Prédio da PGR
Como era esperado, a concorrência do concurso do Ministério Público da União (MPU) é bem grande. De acordo com a banca organizadora da seleção, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), 264.924 pessoas se inscreveram e estão concorrendo as 47 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para técnicos e analistas do órgão. Desse total, 229.169 são candidatos de ampla concorrência (37 vagas), 35.755 são candidatos negros (sete vagas) e 4.761 são pessoas com deficiência (três vagas). Os números foram divulgados nesta quarta-feira (17/10).


O cargo detentor da maioria das participações é o de técnico do MPU, especialidade administração, com lotação no Distrito Federal, com 102.141 concorrentes. O posto oferece quatro vagas imediatas, portanto a demanda total é de 25.535,25 inscritos por chance. O segundo cargo mais concorrido também é para o DF: analista do MPU, especialidade direito, com 31.367 inscritos. Neste caso, são cinco vagas imediatas, então a demanda total é de 6.273,40 pessoas por oportunidade.

 

A segunda unidade da federação que compõe o ranking de inscrições do MPU é Rio Grande do Sul, com 25.999 inscrições para técnico. São duas vagas, ou seja, a demanda total é de 12.999,50 concorrentes por chance. Depois é a vez de Minas Gerais que, para a mesma função, contabilizou 25.491 inscrições, ou seja, 12.745,50 para cada uma das duas vagas imediatas disponíveis. 

 

Demanda de candidatos por vaga do concurso do MPU em ampla concorrência (clique para aumentar)
 

 

Confira a demanda completa aqui!

 

Provas neste fim de semana

Os candidatos inscritos no concurso público do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar o horário das provas, que ocorrerão neste domingo (21/10). As informações estão disponíveis no site da banca, Cebraspe, e podem ser checadas através do número de CPF do candidato.

 

As provas objetivas e discursiva para o cargo de analista do MPU terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no turno da manhã, às 8h. Já as provas objetivas para o cargo de técnico do MPU terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas, no turno da tarde, às 15h. 

 

De acordo com orientação da banca, o candidato deverá comparecer ao local para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original. Veja aqui mais orientações importantes para não errar no dia da prova. 

 

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120  pontos. Neste concurso, é sempre bom lembrar, o Cebraspe vai aplicar o critério de apenação em que uma errada anula uma certa, portanto é preciso atenção ao julgar as questões. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item.

 

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 19h da data provável de 23 de outubro. Quem desejar interpor rescurso poderá fazê-lo das 9h do dia 24 de outubro às 18h de 25 de outubro.

 

 

  • Já testou seus conhecimentos no nosso simulado gratuito? São 20 questões comentadas sobre noções de administração. Acesse!  

 

 

Cadastro reserva

A grande atração do concurso do MPU é o cadastro reserva que poderá ser chamado ao longo da validade do edital. De acordo com o item 11.6 do edital, foi determinado um quantitativo máximo de aprovados que serão contemplados no resultado final do concurso. Serão ao todo 7.293 aprovados, a grande maioria para o Distrito Federal (até 4.736 aprovados, sendo 3.579 técnicos e 1.157 analistas). Segundo especialista entrevistado pelo site de Concursos, essa informaçãoserá o termômetro para as convocações de aprovados. Confira a entrevista exclusiva aqui! 

 

Não menos atrativas, as remunerações do concurso também são siginicativas: variam entre R$ 6.862,72 para nível médio, e R$ 11.259, 81 para o superior.

 
Além das vagas para o Distrito Federal, o concurso prevê lotação nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


PESQUISA DE CONCURSOS