Entendendo a prova objetiva
Como de praxe, o Cebraspe vai aplicar 120 questões (valendo também 120 pontos), sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Os candidatos inscritos e presentes terão à disposição até três horas e trinta minutos para responder todos os itens de CERTO OU ERRADO. O exame será aplicado á tarde. O horário e os locais de aplicação serão publicado em 9 de maio.
FIQUE LIGADO: O Cebraspe vai aplicar o critério de ponto negativo caso as respostas estejam em discordância com o gabarito oficial!
Será reprovado nas provas objetivas, e eliminado do concurso público, o candidato que:
- obtiver nota inferior a 10 pontos na prova de conhecimentos básicos (P1)
- obtiver nota inferior a 21 pontos na prova de conhecimentos específicos (P2)
- obtiver nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas
Os gabaritos preliminares serão divulgado a partir das 19h de 21 de maio. Os recursos contra o gabaritos poderão ser interpostos das 9h de 22 de maio às 18h de 4 de junho.
A nota final no concurso será igual à nota final nas provas objetivas. (Veja abaixo o conteúdo programático que será cobrados dos candidatos)
Distribuição de vagas
- Administração – 18 (6 efetivas e 12 para CR)
- Arquitetura – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
- Biologia – 3 (1 efetivas e 2 para CR)
- Ciências contábeis – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
- Jornalismo – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
- Relações públicas – 3 (1 efetiva e 2 para CR)
- Direito e legislação – 12 (4 efetivas e 8 para CR)
- Economia – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
- Engenharia ambiental – 18 vagas (6 efetivas e 12 para CR)
- Engenharia civil – 24 (8 efetivas e 16 para CR)
- Engenharia de produção – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
- Engenharia de segurança do trabalho – 3 (1 efetiva e 2 para CR)
- Engenharia elétrica – 3 (1 efetiva e 2 para CR)
- Engenharia mecânica – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
- Engenharia química – 3 (1 efetiva e 2 para CR)
- Geografia – 6 (2 efetivas e 4 para CR)
- Informática – 12 (4 efetivas e 8 para CR)
- Modernização de gestão de atividades de resíduos sólidos - 6 (2 efetivas e 4 para CR)*
- Serviço social – 3 (1 efetiva e 2 para CR)
TOTAL: 150 vagas (50 efetivas e 100 para cadastro reserva)
* Único cargo destinado a quem tem diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior ou habilitação equivalente em qualquer área de formação, fonecido por instituição de ensino superior econhecida pelo MEC.
Curiosidades importantes
Qualquer pessoa poderá impugnar fundamentadamente o edital do concurso do SLU DF ou suas eventuais alterações, pelo site do Cebraspe. O prazo para tanto é das 9h de 15 de janeiro às 18h de 21 de janeiro.
Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal (Lei Complementar 840/2011) e às normas internas do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal.
Durante o prazo de inscrição, o candidato poderá realizar alteração de opção de atendimento especial/sistema de concorrência.
Como participar do concurso?
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e enviar, via upload, fotografia individual, tirada nos últimos seis meses.Haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, que custa R$ 65 para todas as áreas, somente para os candidatos amparados pela Lei 4.949/2012, pela Lei 5.818, e pela Lei 5.968 (para doadores de medula óssea). A solicitação deverá ser feita entre 10h de 4 de fevereiro às 18h de 8 de fevereiro, pelo site da banca organizadora.
Descrição das atividades de um analista do SLU DF
Formular, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas ao gerenciamento dos serviços de limpeza pública e à gestão de resíduos sólidos; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.Cronograma
14/1 – Lançamento do edital no DODF
11/3 a 1º/4 – prazo de inscrições
9/5 – Locais e horário de aplicação das provas objetivas
19/5 – aplicação das provas objetivas
21/5 – gabaritos preliminares
22/5 a 4/6 – prazo para interposição de recursos
Saiba mais sobre o concurso aqui!
Conhecimentos básicos para todos os cargos
LÍNGUA PORTUGUESA
- Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
- Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
- Domínio da ortografia oficial.
- Domínio dos mecanismos e coesão textual (Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais).
- Domínio da estrutura morfossintática do período (emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos).
- Reescrita de frases e parágrafos do texto (Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade)
CONHECIMENTOS SOBRE O DISTRITO FEDERAL
- Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.
LEGISLAÇÃO
- Lei Orgânica do Distrito Federal (Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Organização do Distrito Federal. Organização Administrativa do Distrito Federal)
- Lei Complementar nº 840/2011 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais).
- Decreto nº 37.297/2016 (Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo).
- Decreto nº 35.972/2014 (Regimento Interno do SLU).
Os conhecimentos específicos devem ser consultados no edital do concurso.