Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

TJRJ anuncia novo concurso com 100 vagas para técnicos e analistas

Edital está previsto para ser publicado até janeiro de 2020

22/08/2019 12:22 | Atualização: 22/08/2019 13:26

Victória Olímpio*

Divulgação/Facebook TJRJ
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, anunciou que irá realizar um novo concurso público para técnicos de atividade judiciária (sem especialidade) e analistas judiciários (com e sem especialidade). A previsão é de que o edital seja publicado em dezembro deste ano ou janeiro de 2020. 
 
Serão 100 vagas para serventuários, sendo distribuídas para os cargos de técnico judiciário sem especialidade (nível médio) e analistas sem especialidade (para formados em direito, administração, contabilidade ou economia) e das seguintes áreas específicas: execução de mandados (formação em direito), psicólogo, assistente social, comissário de infância, juventude e idoso (formação em administração, serviço social, sociologia, psicologia, pedagogia ou direito), medicina e análise de sistemas.

"A nossa perspectiva é a de abrir um novo concurso ainda neste ano. Dependemos da publicação do edital, da contratação da empresa para elaborar as provas, mas estamos otimistas. Evidente que vai depender do nosso orçamento, mas, como temos pessoas que estão se aposentando, precisamos fazer o concurso," afirmou o presidente.

De acordo com o desembargador, aproximadamente 600 servidores se aposentaram recentemente, causando um déficit de mão de obra no Judiciário. 

Outras autorizações 

O Tribunal também está autorizado a realizar um concurso que visa ingresso na magistratura da carreira. A comissão organizadora do certame já está definida.

O presidente do TJRJ anunciou que serão ofertadas 50 vagas para juiz e que a espera é que o edital seja publicado em setembro.

Para assumir o cargo é necessário ter nacionalidade brasileira, ser bacharel em direito há pelo menos três anos, ter o mínimo de três anos de atividade jurídica, não registrar antecedentes criminais e possuir até 65 anos de idade na data de inscrição definitiva. 

Último concurso 

Em 2015 ocorreu o último concurso do TJRJ para ingresso na magistratura de carreira. Foram ofertadas 16 vagas para o cargo de juiz substituto com remuneração de R$ 26.125,17.  A Fundação Vunesp foi a banca organizadora responsável pela organização e realização do certame. 

A seleção foi realizada por prova objetiva, duas provas escritas, inscrição definitiva, avaliação dos candidatos com deficiência, exame de sanidade física e mental, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa, investigação social, prova oral e avaliação de títulos.


* Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco 

PESQUISA DE CONCURSOS