Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Ministério Público do Ceará define banca organizadora de concurso com 44 vagas

O certame irá ofertar vagas imediatas e formação de cadastro reserva para o cargo de promotor de justiça

30/09/2019 13:15 | Atualização: 30/09/2019 13:34

Victória Olímpio*

Divulgação/MPCE
Reunião para contrato da banca organizadora responsável pelo novo concurso do MPCE
A banca organizadora do concurso público do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi definida! A escolhida para realização e organização do certame que irá ofertar 44 vagas para promotor de justiça, foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Segundo o representante do Cebraspe, a partir da assinatura do contrato, a expectativa é de que os trabalhos sejam imediatamente iniciados com previsão de término dentro do menor tempo possível. O próximo passo será a construção de um cronograma detalhado que será apresentado aos integrantes da comissão.

No final de agosto o regulamento do concurso e a comissão organizadora foram divulgados. A seleção será realizada por prova objetiva, provas discursivas, inscrição definitiva (exames de sanidade física e mental, sindicância da vida pregressa e investigação social), prova oral, prova de tribuna e avaliação de títulos.

Para assumir o cargo é necessário ter concluído curso de bacharelado em direito, ter exercido atividade jurídica por, no mínimo, três anos e não registrar condenação criminal. O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a depender do órgão.


Último concurso 

Em 2011 foi realizado o último concurso do Ministério e ofertou 52 vagas para promotor de justiça. A remuneração foi de R$ 20.677,84. O certame foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). O certame foi composto por prova objetiva, avaliações discursivas, sindicância de vida pregressa, provas orais e análise de títulos.

PESQUISA DE CONCURSOS