O Ministério das Relações Exteriores (MRE) lançou, no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (30/6), o edital de abertura do novo concurso público para diplomatas do Itamaraty. De acordo com o regulamento, são 25 vagas para a classe inical de terceiro-secretário, sendo 18 para ampla concorrência, cinco para negros e duas para candidatops com deficiência. O concurso será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
A remuneração inicial do posto no Brasil é de R$ 19.199,06 (valor bruto). Para concorrer é necessário ser brasileiro nato; apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); ter idade mínima de 18 anos; entre outros requisitos.
O concurso será realizado em três fases:
Primeira fase: prova objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte. Esta etapa será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal;
Segunda fase: provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório; e
Terceira fase: provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva da primeira fase será constituída de 73 questões será aplicada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 30 de agosto de 2020, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, com duração de três horas; e o segundo, iniciando-se às 15 horas, com duração de três horas. Na data provável de 24 de agosto será disponibilizada a consulta aos locais. Cada questão será composta por quatro itens para julgamento. O gabarito será divulgado em 30 de agosto.
Na segunda fase, a prova escrita de língua portuguesa será aplicada nas capitais onde
houver candidatos aprovados na Primeira Fase, na data provável de 27 de setembro de
2020, e terá duração de cinco horas, com início às 14 horas. Já a prova de inglês será feita no mesmo horário no dia seguinte.
E na terceira fase, as provas escritas terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na segunda fase, nas datas prováveis de:
- 31 de outubro de 2020: Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9 horas;
- 31 de outubro de 2020: Prova de geografia, iniciando-se às 15 horas;
- 1º de novembro de 2020: Prova de política internacional, iniciando-se às 9 horas;
- 1º de novembro de 2020: Prova de economia, iniciando-se às 15 horas;
- 2 de novembro de 2020: Prova de direito, iniciando-se às 9 horas; e
- 2 de novembro de 2020: Prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15 horas.
O procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros será realizado após o resultado final da terceira fase.
Serão classificados 60 candidatos aprovados no concuso.
Inscreva-se!
Interessados devem se inscrever entre as 8 horas de 6 de julho de 2020 e as 23h59 horas de 9 de agosto de 2020, pelo site da banca organizadora. A taxa custa R$ 224.Saiba Mais
Descrição sumária das atribuições do cargo: aos servidores da carreira de diplomata incumbem, nos termos do art. 3º da lei nº 11.440/2006, atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.
Confira aqui o edital de abertura completo.