Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Itamaraty adia data das provas do concurso para diplomatas; veja nova previsão

O adiamento das provas acontece em decorrência da pandemia do novo coronavírus

15/03/2021 08:23 | Atualização: 15/03/2021 08:50

Mariana Fernandes

Governo Federal/Divulgação
O concurso para a carreira de diplomata já havia sido suspenso em 2020, também devido à pandemia de covid-19
Atenção, concurseiros! O Instituto Rio Branco anunciou nesta segunda-feira (15/3) o adiamento das provas do concurso público para a carreira de diplomata, em decorrência da pandemia do novo coranavírus.

A informação está no Diário Oficial da União. As provas estavam previstas para 11 de abril de 2021, e, agora, a previsão é para 30 de maio.

Veja o comunicado completo:

"A Conselheira do quadro de pessoal do Ministério das Relações Exteriores, no uso das atribuições que lhe foram conferidas por portaria de delegação de competência da Diretora-Geral do Instituto Rio Branco, de 2 de outubro de 2020, torna público o adiamento da prova objetiva da Primeira Fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2020, prevista no subitem 5.2 do Edital nº 4, de 17 de fevereiro de 2021, e informa que a data provável para a sua realização será em 30 de maio de 2021, em vista da situação de emergência de saúde pública da pandemia de COVID-19. O novo cronograma de provas e atividades será publicado oportunamente."

O concurso 

De acordo com o regulamento, são 25 vagas para a classe inical de terceiro-secretário, sendo 18 para ampla concorrência, cinco para negros e duas para candidatops com deficiência. O concurso será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). 

A remuneração inicial do posto no Brasil é de R$ 19.199,06 (valor bruto). Para concorrer é necessário ser brasileiro nato; apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); ter idade mínima de 18 anos; entre outros requisitos.

PESQUISA DE CONCURSOS