Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Edital publicado! Polícia Civil de Alagoas abre 500 vagas para escrivão e agente

Inscrições serão abertas em junho e provas aplicadas em agosto

28/05/2021 14:37 | Atualização: 28/05/2021 14:46

Karolini Bandeira*


PCAL/Divulgação
O novo concurso público da Polícia Civil de Alagoas (PCAL), com 500 vagas para as carreiras de escrivão e agente, teve edital de abertura publicado! O documento pode ser acessado no site da banca, Cebraspe. 
 
Do quantitativo total de vagas, 368 são para agentes de polícia e 132 para escrivães. As vagas são imediatas e exigem nível superior em qualquer área de formação. Os contratados receberão ganhos mensais de R$ 3.971,76 e serão lotados em unidades da corporação em qualquer município, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Para ser agente, também é necessário possuir carteira nacional de habilitação, no mínimo, na categoria B. Já os inscritos ao posto de escrivão devem ter certificado de curso de digitação. 

Inscrições em junho e provas em agosto

O período de inscrições ficará aberto das 10h de 7 de junho às 18h de 12 de julho, somente pelo site do Cebraspe. Há taxa de participação para ambos os cargos de R$ 95. Candidatos doadores de sangue, desempregados e hipossuficientes poderão solicitar a isenção da taxa até 21 de junho.
 
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em Maceió e Arapiraca na data prevista de 29 de agosto. A avaliação terá quatro horas de duração e será composta por 120 questões sobre língua portuguesa, atualidades, ética no serviço público, noções de informática e conhecimentos específicos do cargo. 

Além do exame, os candidatos ainda passarão por teste de aptidão física, prova prática de digitação (para escrivães), avaliação médica, avaliação psicológica, apresentação e comprovação documental, sindicância de vida pregressa e, por fim, curso de formação profissional. 





*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer


PESQUISA DE CONCURSOS