Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

PCDF suspende concursos com 2.100 vagas para agentes e escrivães

Suspensão foi determinada pelo MPDFT e PCDF tem até 72h para recorrer

08/11/2021 08:08 | Atualização: 08/11/2021 12:32

Karolini Bandeira*

Agência Brasília/Divulgação
Os concursos públicos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), com 2.100 vagas para os cargos de escrivão e agente, foram suspensos. A suspensão foi determinada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) devido a um problema na reserva de vagas para candidatos negros.

Conforme decisão, publicada pelo MPDFT na noite da última sexta-feira (5/11), os candidatos cotistas foram prejudicados porque 20% das vagas a negros e negras só foi reservada após a publicação do resultado final. 

A PCDF e o Cebraspe foram intimados a prestar esclarecimentos sobre o erro em até 72h para o Ministério.
 
Em resposta ao Correio, o Cebraspe informou que "cumpre a legislação referente à matéria e que se manifestará nos autos do processo".

Resultado de provas divulgados

O Cebraspe já divulgou os resultados finais das provas objetivas e os provisórios das discursivas em ambos os concursos. Concorrentes ao cargo de escrivão ainda podem interpor recurso, pelo site da banca, até 19 de novembro. 

As seleções ainda contam com sindicância de vida pregressa e investigação social,  avaliação biopsicossocial e procedimento de heteroidentificação. 

São 2.100 vagas, sendo 1.800 para agentes e 300 para escrivães. Os contratados terão ganhos iniciais de R$ 8.698,78 para 40 horas de trabalho semanal.


*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes
 



PESQUISA DE CONCURSOS