Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso PMAM: provas estão mantidas para o domingo (6/2)

A cautelar que suspendia o concurso foi revogada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ari Moutinho Júnior

04/02/2022 10:57 | Atualização: 04/02/2022 10:59

Jéssica Andrade

PM AM/Divulgação
“Tira casaco, coloca casaco”. Se o concurso da Polícia Militar do Amazonas fosse um filme, certamente seria o Karate Kid, de 2010. Após o certame ser suspenso às vésperas da aplicação das provas, a decisão foi revogada e as avaliações novamente estão confirmadas para a data prevista: próximo domingo, dia 6 de fevereiro.

A medida cautelar que suspendia o concurso foi revogada na tarde desta quinta-feira (3/2), pelo próprio conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ari Moutinho Júnior, que havia decidido pela suspensão. 

Em nota, o TCE-AM afirmou que o “governo, por meio da PGE,  trouxe justificativas plausíveis a respeito do número de vagas disponibilizadas, divergência na remuneração prevista no edital, e ausência de vagas para pessoas com deficiência”.

A decisão de manter o cronograma e revogar a suspensão foi comunicada, também, pelo comandante da PMAM, coronel Vinicius Almeida, pelas suas redes sociais. 
"Quero agradecer a sensibilidade do conselheiro, mas ele também fez duas orientações as quais iremos cumprir ainda no dia de hoje."

As orientações dadas pelo conselheiro do TCE ao comandante da corporação são:
a criação do critério de desempate; a inclusão da prova discursiva e de redação.

A errata com a inclusão desses itens no edital e um comunicado oficial aos candidatos devem ser divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso público. 

Ao todo, a Polícia Militar do Amazonas oferece 1.350 vagas, sendo mil para o cargo de aluno soldado, de nível médio, e 350 para o posto de aluno oficial, de nível superior. Neste último caso, 320 serão para oficiais e 30 para o oficial de saúde.

Provas do concurso PMAM ocorrerão em dois turnos

Marcadas para o próximo domingo (06/02), as provas do concurso PM AM serão realizadas em dois turnos, sendo:
manhã: das 8h às 11h30, para o cargo de nível médio (soldados), segundo o horário oficial da cidade de Manaus-AM; e
tarde: das 15h às 19h30, para os cargos de nível superior (oficial), segundo o horário oficial da cidade de Manaus.
As avaliações ocorrerão nas cidades de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Tabatinga e Tefé, no Amazonas.
 
Os candidatos a uma vaga na Polícia Militar do Amazonas serão avaliados mediante prova objetiva, com 60 questões, sendo dez para cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Geografia do Amazonas; História do Amazonas; Raciocínio Lógico Matemático; Noções de Informática; e Legislação Institucional.
 
Já a objetiva dos oficiais constará de 80 questões, de acordo com a área escolhida (Saúde ou Geral).
Será aprovado aquele que obtiver, no mínimo, 50% de aproveitamento no exame. 



PESQUISA DE CONCURSOS