Os candidatos a uma vaga no concurso para soldados da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) já podem consultar os gabaritos preliminares das provas objetivas. O resultado foi divulgado pelo Instituto AOCP, banca organizadora da seleção. Confira as respostas aqui.
A prova objetiva é a primeira fase do concurso PMGO. Os exames foram aplicados no último domingo, 10 de julho, para os cargos de soldado combatente e soldado músico.
O documento traz as notas das provas conforme o cargo pretendido e pela versão ao qual o candidato realizou o teste. Os que não concordarem com os resultados podem entrar com pedido de recurso. As contestações serão aceitas até a próxima quinta-feira (14/7), pelo site do Instituto AOCP.
Os candidatos responderam a 50 questões, com o exame de múltipla escolha tendo as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (dez);
- Realidade étnica, social, histórica, Classificatório geográfica, cultural, política e Econômica do Estado de Goiás (cinco);
- Noções de Direito Penal (cinco);
- Noções de Direito Constitucional (seis);
- Noções de Direito Processual Penal (cinco);
- Noções de Direito Administrativo (seis);
- Noções de Direito Penal Militar (quatro);
- Noções de Direito Processual Penal Militar (cinco); e
- Legislação Extravagante (quatro).
Neste domingo foram aplicados apenas os exames para o cargo de soldado. No próximo domingo (17/7) será a vez das provas objetivas para a carreira de cadete da PMGO. Já no dia 24 de julho, os concorrentes a tenente farão as provas objetivas e discursivas.
O secretário de estado da administração de Goiás (SEAD), Bruno D'abadia, informou que mais de 50 mil pessoas se inscreveram no concurso público.
Dois editais
A Polícia Militar de Goiás à época lançou dois editais. Juntos os documentos somam 1670 vagas. Um deles oferta 150 vagas, sendo 100 cadetes (90 homens e dez mulheres) e 50 são para oficiais médicos, odontológicos e psicólogos. Já o segundo oferece 1.520 vagas, sendo 1.500 para soldados combatentes e 20 para soldados músicos. As oportunidades estão distribuídas por diversas sedes regionais. Ganhos mensais podem chegar a R$13.901,60 e variam conforme o cargo.
Para se candidatar a um dos cargos foi necessário nível superior completo. Além disso, era exigido que os candidatos tivessem entre 18 e 30 anos de idade, com exceção do cargo de oficiais, em que idade pode chegar a 35 anos e para a função de cadete, 32 anos. Dentre os requisitos também é preciso possuir habilitação na categoria "B" e a altura mínima exigida varia:
- 1m65 para homens;
- 1m60 para mulheres.
A seleção é composta por:
- Provas objetivas, discursivas (apenas cadetes e tenentes)
- Teste de Aptidão Físico (TAF),
- Exames médicos e psicológico e
- Investigação social.
Os exames, em ambos os editais, serão constituídos por 50 questões, variando de acordo com o cargo escolhido. Eles serão aplicados em Goiânia, Itumbiara, Luziânia, Rio Verde e Uruaçu. Já para a carreira de tenentes e cadetes, os exames serão aplicados somente na capital goiana.