Está autorizada a convocação de 257 candidatos aprovados no concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (15/8).
O documento contempla os candidatos aprovados e não classificados dentro do quantitativo de vagas que estava originalmente previsto no edital. As nomeações contemplam as seguintes carreiras:
- Analista administrativo - 24 candidatos;
- Analista ambiental - 100 candidatos; e
- Técnico ambiental - 133 candidatos.
Saiba Mais
Lula confirma necessidade de novo concurso
Durante o programa Conversa com o Presidente, no dia 8 deste mês, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou sobre a necessidade da realização de um novo concurso para o Ibama.
"Só o Ibama tinha 1.700 pessoas quando eu era presidente da República. Quando nós voltamos, tinham 700 pessoas. Não tem capacidade de fiscalização. Então, nós precisamos ter consciência de que não é gasto, nós precisamos fazer concurso", ressaltou o chefe do Executivo.
Esta não foi a primeira vez que o petista comentou sobre a necessidade de aumentar o quadro de pessoal do Instituto. Em julho, Lula usou as redes sociais para falar sobre a importância da preservação do meio ambiente.
"Vamos abrir mais vagas no Ibama, porque a atuação na área cresceu. Estamos trabalhando muito. O maior patrimônio que o Brasil tem é nossa floresta de pé. Não podemos achar que desmatando o meio ambiente a gente vai ganhar", escreveu.
No mesmo mês, a ministra Esther Dweck, garantiu a publicação de um novo certame para o Ibama em breve. De acordo com a ministra, o presidente Lula, na ligação que fez a ela durante a coletiva em que anunciou a abertura de 4.436 vagas para concursos, reclamou que o Ibama não tinha sido incluído no primeiro pacote de autorizações em 2023.
Último concurso
O edital do último concurso do Ibama foi publicado no fim de 2021. Na época, foram ofertadas 568 vagas imediatas, sendo 432 para o cargo de técnico ambiental, 96 para analista ambiental e 40 para analista administrativo. As oportunidades foram distribuídas por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
Os aprovados para a carreira de técnico recebem a remuneração inicial de R$ 4.063,34. Já os analistas ambientais e administrativos, carreiras que exigem nível superior completo, recebem iniciais de R$ 8.547,64. As vagas de ambas as carreiras foram destinadas somente para o DF.