Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Concurso do MPT registra mais de 700 candidatos por vaga

São oferecidas nove oportunidades para promotor

30/03/2015 16:40 | Atualização: 30/03/2015 16:44

Lorena Pacheco

Rafael Ohana/CB/D.A Press
As nove vagas abertas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) serão disputadas por 6.324 candidatos no próximo dia 17 de maio. A concorrência é de mais de 700 pessoas para cada chance imediata. O cargo cobiçado é o de procurador do trabalho, que detém um dos maiores salários do funcionalismo brasileiro: R$ 26.523,20.

Com postos de lotação em Brasília, Goiânia, São Paulo, Recife, Vitória, Itaguaí (RJ), Corumbá (MS), Pelotas (RS) e Água Boa (MT), os aprovados, de acordo com a classificação, poderão escolher em qual procuradoria exercer o cargo. Os convocados ficarão encarregados de trabalhar com litígios trabalhistas — ações pendentes, que envolvam, especialmente, interesses de menores e incapazes, segundo o Artigo 112 da Lei Complementar nº 75/1993.

Seleção
O concurso é organizado por uma comissão própria do MPT, e a seleção prevê provas objetiva, subjetiva, prática e oral, além de exames de aptidão física e mental. Marcada para 17 de maio, a primeira fase contará com 100 questões de múltipla escolha, englobando todas as matérias previstas no edital (direitos constitucional, individual e coletivo do trabalho, processual do trabalho, civil, de empresa, processual civil, administrativo, previdenciário da seguridade social, penal, internacional e comunitário; direitos humanos e regime jurídico do Ministério Público).

A segunda etapa, composta por exames subjetivos e práticos ocorrerá entre 5 e 12 de julho. Em seguida acontece a prova oral, que será aplicada entre 24 e 27 de novembro. O resultado final deverá ser divulgado apenas em 5 de fevereiro de 2016.

Confira aqui o edital de abertura

Especialistas dão dicas para passar nas provas

PESQUISA DE CONCURSOS