Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Marinha abre 80 vagas para curso de adaptação de oficiais

As oportunidades são para as cidades do Rio de Janeiro e Belém

31/03/2015 12:48

Do CorreioWeb

A Marinha Mercante divulgou edital com 80 vagas para o curso de adaptação a segundo oficial. Metade das oportunidades são para oficiais de máquinas, sendo 20 para o Rio de Janeiro e 20 para Belém; e a outra metade para oficial náutico, com a mesma distribuição de aprovados.

Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos até o início do curso. As aulas estão previstas para começar no dia 14 de setembro.

As inscrições podem ser feitas até 19 de abril pelo site  www.ciaga.mar.mil.br. A taxa de participação é de R$ 50. As provas serão aplicadas nas cidades de Belém, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Haverá exame de conhecimentos, seleção psicofísica, teste de avaliação psicofísica e período de adaptação. A prova objetiva será aplicada nos dias 30 e 31 de maio.

Os candidatos que pretendem seguir a carreira de oficial de máquinas devem ter bacharelado em engenharia (naval, mecânica, de petróleo, industrial mecânica, produção, mecatrônica, metalúrgica, de energia, elétrica, eletrotécnica, eletrônica, automação ou automação e controle), ou ciências náuticas, ou curso de tecnólogo (construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, construção naval, manutenção de sistemas de máquinas e equipamentos, manutenção industrial, mecânica, mecânica industrial, fabricação mecânica, processos de produção, metalurgia e materiais, automação industrial ou mecatrônica).

Já para quem quer ser oficial de náutica, é necessário ter bacharelado em qualquer engenharia, ciências náuticas, astronomia, oceanografia, meteorologia, matemática, física, química, química industrial, química do petróleo, estatística, economia, administração, administração industrial ou informática; curso de tecnólogo em sistemas de navegação, construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, sistemas de telecomunicações, construção naval; ou ainda licenciatura em matemática, física ou química.

Os aprovados no curso para oficial de máquinas e oficial de náutica participarão de duas etapas durante o treinamento. Um período acadêmico e um período de estágio embarcado. Além disso, receberão um auxílio financeiro mensal de R$ 700, alimentação e alojamento durante o período.

PESQUISA DE CONCURSOS