Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Quer ser aprovado em concurso público? Novo aplicativo do CorreioWeb ajuda

O TYK sugere um novo jeito de estudar além de medir o desempenho de quem se prepara para ingressar na carreira pública

30/06/2015 11:41 | Atualização: 30/06/2015 16:29

Do CorreioWeb

Quem pensa que a concentração para passar em um concurso público é prejudicada pelo uso de gadgets pode não aproveitar os benefícios que a tecnologia tem a oferecer. Segundo especialistas, dispositivos móveis, quando usados com este objetivo, não só ajudam o rendimento dos candidatos como também melhoram a assimilação do conteúdo. É exatamente essa a proposta do aplicativo TYK Concursos CorreioWeb, que em poucos dias de lançamento já conta com mais de três mil downloads. O programa sugere uma nova maneira de estudar, mais dinâmica e divertida, além de medir o desempenho do usuário na resolução de questões e deixá-lo por dentro de todas as notícias das seleções do país.

No TYK é possível encontrar questionários com perguntas dos principais concursos já realizados. O formato permite que as perguntas sejam respondidas em um curto espaço de tempo como na fila do banco, no percurso do ônibus, ou até mesmo como forma de espairecer a mente da leitura tradicional de apostilas impressas. O candidato pode escolher as matérias que deseja exercitar de acordo com o edital para o qual se prepara. Dentre as disciplinas estão administração, atualidades, matemática, saúde, português, direito, entre outras.

O analista de sistemas Leonardo Lessa utiliza o aplicativo para treinar as matérias de atualidades e tecnologia. “Hoje não dá para ignorar o uso dos smartphones. Responder questões de concurso no tempo ocioso pode ser o diferencial na hora da prova”, acredita.

Outra função do aplicativo é testar o desempenho do estudante. A cada dez questões o TYK verifica a quantidade de acertos e erros e escolhe novas perguntas de acordo com o grau de dificuldade do jogador. O programa mensura o tempo para responder as questões e a eficiência do candidato, também aponta a resposta correta em caso de erro. À medida que o usuário vai respondendo corretamente, ele conquista níveis de dificuldade maiores e pode compartilhar seus êxitos no Facebook.

Além de participar do quiz, o candidato ainda se atualiza sobre as últimas notícias do site Concursos do CorreioWeb, e acessa os editais, seleções previstas e inscrições abertas de maneira prática e rápida.

O coach Allan Coelho acredita que a utilização de recursos tecnológicos é positivo quando o estudante já se cansou do método tradicional, mas não quer parar de estudar. “É uma forma lúdica de lidar com matérias tão densas e que ajuda a fixação do conteúdo. Mas é preciso moderação, pois, nada substitui o método clássico de estudo. Deve existir um equilíbrio entre as duas formas de estudar”, pondera.

O aplicativo é gratuito e está disponível nas versões para IOS e Android. O candidato pode criar uma conta diretamente no TYK ou utilizar os dados do Facebook para começar a jogar. Em breve, o programa recém-lançado ainda vai oferecer outras funções, fique ligado.

PESQUISA DE CONCURSOS