Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

FórumCW ajuda concurseiros a alcançarem a aprovação

A ferramenta complementa uma série de serviços que o CorreioWeb oferece para a preparação dos concurseiros do Brasil

13/07/2015 10:02 | Atualização: 13/07/2015 10:13

Do CorreioWeb

Monique Renne/CB/D.A Press
Horas de leitura e resolução de exercícios ocupam boa parte do tempo de quem se prepara para a carreira pública. No entanto, se engana quem pensa que a vida de um concurseiro se resume ao esquema cadeira-mesa-livro. A tecnologia proporciona uma variedade de métodos de estudo que ajudam o futuro servidor a interagir com outros candidatos, compartilhar materiais e tirar dúvidas, em tempo real, com especialistas. Essa dinâmica pode ser encontrada no Fórum de estudos oferecido pelo site do CorreioWeb.

De abrangência nacional, o FórumCW tem aproximadamente 333 mil inscritos e 57 salas de conteúdo abertas. Ativo desde 1998, o canal conta com a participação de especialistas, muitos que também foram concurseiros e agora colaboram esclarecendo dúvidas de quem quer ingressar na carreira pública. Advogados, juízes, defensores públicos, procuradores, delegados, auditores, entre outros servidores participam das discussões propostas pelos membros do fórum.

O canal é ativo e sempre tem um usuário on line para tirar dúvidas. Geralmente, as discussões do fórum são mais longas e direcionadas a concursos específicos. Os participantes costumam se reunir após a aplicação das provas para compararem as respostas, corrigirem as questões e elaborarem um gabarito provisório. Estudantes de todo o país fazem um intercâmbio de conhecimento e aproveitam a ocasião para trocarem experiências.

A coach em concursos públicos Letícia Nobre acredita que a principal vantagem de utilizar os fóruns de discussão é a troca rápida de informações. Ela ressalta que a plataforma é interessante porque sobreviveu a introdução das novas mídias. “Os fóruns existem antes de Orkut, Facebook e Twitter e, ainda assim, são muito utilizados. Os usuários se unem e trocam informações importantes até mesmo como forma de fiscalização dos processos seletivos”, avalia.

Como participar?
Existem duas formas de participar do FórumCW. A primeira é como visitante, com possibilidade de navegar por todo o canal. A segunda é como usuário cadastrado, o que permite acesso a várias ferramentas exclusivas como, por exemplo, interagir com outros usuários, criar tópico e postar conteúdos. Os interessados devem acessar o portal de Concursos do CorreioWeb, clicar no menu Fórum, fazer o cadastro, aceitar a política de privacidade e o termo de serviço.

O quê o Fórum oferece?
O FórumCW é dividido por áreas com tópicos criados pelos próprios usuários relacionados ao concurso do qual participam. São 57 salas abertas que englobam a grande maioria dos concursos públicos do país. As salas mais acessadas são as relacionadas aos concursos de cartórios, magistratura estadual, Ministério Público da União (MPU), tribunais, magistratura trabalhista, Petrobrás e procuradoria estadual. Além desses temas, é possível encontrar ambientes com discussões sobre as agências reguladoras, bancos, área fiscal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), área policial entre outros.

O estudante também pode conferir relatos dos aprovados nas salas “Caminhos das pedras” e “Depoimentos aprovados DPU”. São narrativas de pessoas que contam como alcançaram a aprovação e como o FórumCW contribuiu para a rotina de estudos diária.

Aprovada no concurso da Polícia Civil do DF, Núbia Menezes começou a utilizar o fórum para tirar dúvidas a respeito das fases seguintes do processo seletivo que participava. Ela não sabia como fazer os exercícios do teste de aptidão física. Foi então que recorreu ao FórumCW. “Fiz uma amiga e estudamos juntas para o TAF e para o psicotécnico. Foi muito produtivo, porque acabei passando no concurso. Gosto muito da pré-classificação que os mediadores fazem logo após as provas. A gente fica ansiosa para saber os resultados e nessa prévia dá para ter uma noção da sua classificação”, conta.

O servidor Rodrigo Schuabb passou no concurso da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e utilizou o fórum para conter a ansiedade. “Fiz a prova em 2012 e só fui chamado em 2014. Nesse meio tempo, fiquei acompanhando as nomeações e as atualizações do concurso pelo fórum e foi muito útil”, revela. Rodrigo acredita que as informações que circulam nos canais ajudam a identificar se o candidato foi bem ou não na prova.

O FórumCW complementa uma série de serviços que o CorreioWeb oferece para a preparação dos concurseiros do Brasil. Entre eles estão o menu Prepare-se, que oferece cursos à distância com conteúdos atualizados, o aplicativo TYK, com jogos e questionários para serem respondidos em um curto espaço de tempo, acesso aos Diários Oficiais de todos os estados, dicas de português com a colunista Dad Squarisi, consultoria jurídica com especialistas da área, blog Papo de Concurseiro, além das notícias diárias sobre todo o contexto que envolve a carreira pública.

PESQUISA DE CONCURSOS