Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

STM divulga resultado final de concurso após quase três anos da abertura do edital

Seleção foi lançada em novembro de 2012 e sofreu vários contratempos

21/08/2015 10:39

Lorena Pacheco

Após quase três anos de andamento do concurso público, o Superior Tribunal de Justiça (STM) finalmente divulgou o resultado final da seleção com seis vagas para juiz-auditor substituto. Confira aqui os nomes dos aprovados, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21/8).

O concurso, lançado em novembro de 2012, contou com 1.508 candidatos inscritos. Na época, de acordo com o edital de abertura, seis cargos de juiz estavam vagos. Mas, de acordo com a assessoria do STM, durante todo o período em que a seleção percorreu, a necessidade de novos magistrados dobrou, e agora são 12 postos desocupados.

De acordo com o tribunal, eventos pontuais teriam causado o atraso na seleção. Como, por exemplo, a anulação da 1ª prova de sentença, pois a situação hipotética abordada contrariava a Lei de Organização Judiciária Militar (Lei 8457/92). “A anulação de uma das fases de um concurso para juiz é decisão que requer tempo e deve ter total embasamento jurídico e motivação. Por isso, todo o processo de anulação, a contar da detecção do erro até a decisão final de elaborar nova prova, requereu aproximadamente seis meses”, informou a assessoria. A anulação do exame psicotécnico e a análise dos recursos também exigiram tempo extra, segundo o STM.

Apesar dos contratempos, o órgão afirma que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está ciente das etapas do concurso e sua duração, e que os candidatos foram devidamente informados por comunicados, editais, e-mail, telefone ou Whatsapp.

Quem conseguiu se classificar vai receber R$ 21.766,15. Para participar, os candidatos deviam possuir diploma de curso superior em direito, além de três anos de experiência jurídica. Cinco por cento das oportunidades são destinadas às pessoas com deficiência.

PESQUISA DE CONCURSOS