Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Site de banca examinadora é invadido e gabarito do TCU vaza nas redes sociais

Cespe assegurou que a isonomia o concurso não foi abalada

19/08/2015 09:25 | Atualização: 19/08/2015 09:39

Lorena Pacheco

Gustavo Moreno/CB/D.A Press
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas para auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), aplicadas no último domingo (16/8), teriam sido divulgados clandestinamente nas redes sociais antes do horário previsto em edital. Segundo a banca organizadora do concurso, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), as respostas deveriam ser publicadas somente a partir das 19h desta terça-feira (18/6), como determina o item 8.12.1 do regulamento do concurso.

No Facebook, os candidatos acreditam que o incidente coloca em xeque a credibilidade da seleção, já que não têm certeza se as respostas poderiam ter sido acessadas antes da aplicação das provas.

Em nota, a Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe admitiu que durante a execução dos procedimentos finais adotados para a disponibilização do link de divulgação do gabarito oficial preliminar houve acesso antecipado a esse link. “Ao constatar o fato, o Cespe, garantindo a isonomia entre os candidatos, imediatamente divulgou oficialmente o gabarito preliminar das provas objetivas. Por questões de segurança, esse gabarito é elaborado apenas após a realização das provas. Dessa forma, não houve prejuízo ao concurso, tendo sido mantidas a isonomia e a segurança do evento”. Já a assessoria do TCU informou que vai apurar o ocorrido com a banca organizadora. Confira as respostas oficiais aqui.

PESQUISA DE CONCURSOS