Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Itamaraty libera resultado final de provas objetivas e convoca aprovados para nova etapa

O cargo em disputa é o de diplomata, com salário inicial que passa dos R$ 15 mil

24/08/2015 11:36 | Atualização: 24/08/2015 11:41

Sílvia Mendonça

Iano Andrade/CB/D.A Press
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou o resultado final da primeira fase do concurso para o cargo de diplomata do Itamaraty. Também foi feita a convocação dos aprovados para a segunda etapa, relativa a prova escrita de língua portuguesa, em 30 de agosto, às 14h, com duração de cinco horas. O documento também foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24/8), nas páginas 95 e 96 da terceira seção.

Estão em disputa 30 vagas, sendo 22 para ampla concorrência, seis para cotas raciais e duas para deficientes. Concorrem candidatos com curso superior em qualquer área. O salário inicial é de R$ 15.005,26. Ao todo, 6.003 candidatos se inscreveram na seleção, ou seja, cerca de 239 participações por oportunidade, apenas para ampla concorrência. Confira aqui o edital de abertura.

Fases
Os candidatos tiveram que responder 73 questões sobre língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público. As provas objetivas foram divididas entre manhã e tarde. A primeira com duas horas e trinta minutos de duração, e a segunda com três horas e meia.

Além das prova escrita de língua portuguesa em 30 de agosto, haverá também provas entre 31 de outubro e 8 de novembro sobre história do Brasil, política internacional e geografia, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público; e outra prova objetiva de língua espanhola e língua francesa. Aprovados ainda participarão de curso de formação profissional, a ser realizado em Brasília.

Além da capital federal, todos os exames serão realizados em Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. O resultado final deverá ser divulgado em 4 de dezembro.

PESQUISA DE CONCURSOS