Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Polícia Militar do Acre convoca 3 mil inscritos para provas no domingo

A concorrência média é de 150 candidatos por vaga aberta

30/10/2015 09:21

Lorena Pacheco

Os 3.001 candidatos inscritos no concurso da Polícia Militar do Acre (PMAC) devem estar preparados para as provas deste domingo (1/11). O exame será aplicado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) pela manhã. Serão cedidas cinco horas para que eles respondam 100 questões objetivas sobre português, história e geografia do Acre, atualidades, informática básica, matemática, direitos humanos, noções de direito e legislação na PMAC. Haverá ainda provas discursivas.

As Provas Objetiva e Discursiva serão realizadas simultaneamente nas cidades de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá. Confira aqui os locais de aplicação.

Estão em disputa 20 vagas de nível superior para formação de aluno oficial militar estadual combatente. A remuneração do cargo é de R$ 3.796,74.

O candidato também será avaliado por prova de aptidão física, teste dinâmico de barra fixa com pegada em pronação para homens, teste de barra fixa em isometria (estático) para mulheres, teste de apoio de frente sobre o solo, teste de resistência abdominal em 1 minuto, teste de corrida de 2.400 metros em 12 minutos para candidatos do sexo masculino, teste de corrida de 2.100 metros em 12 minutos para candidatos do sexo feminino, teste de natação em piscina e exame psicotécnico.

Suspensão
O edital do concurso havia sido suspenso pela Justiça devido a uma ação da Defensoria Pública estadual, que considerou os requisitos das seleções ilegais e discriminatórios. Dentre eles, candidatos com “cicatrizes antiestéticas” e testículo único não poderiam participar do processo seletivo. Com a exclusão desses itens e de outras condições, como restaurações insatisfatórias nos dentes e o uso de piercings, o concurso, agora, continua.

PESQUISA DE CONCURSOS