Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Administração pública é o setor com maior queda na ocupação, afirma Ipea

29/10/2015 10:19

Lorena Pacheco

Caio Gomez/CB/D.A Press
A taxa de ocupação na Administração pública apresentou um decréscimo de 10,3% durante o primeiro semestre de 2015, em uma comparação feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em relação ao mesmo período do ano passado. A má notícia, porém, poderá ser revertida a curto prazo, já que na próxima análise a expectativa do órgão é que as ações do governo que visam a melhora do mercado de trabalho (como o Programa de Proteção ao Emprego – PPE e o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social) surtam efeito positivo.

Apesar disso, o coordenador de Trabalho e Renda do Ipea, Carlos Henrique Corseuil, alerta que “a diminuição de contratações tende a aumentar a duração do desemprego e, com isso, a reversão das expectativas pode deixar de ser suficiente”.

A pesquisa ainda analisou a evolução do número de cargos de direção e assessoramento superior, para os cargos DAS 5 e DAS 6, de nível superior. A conclusão constatou que, entre 1999 e 2014, houve diminuição da ocupação desses cargos por servidores sem vínculo com a Administração (sem concurso), e o aumento do número de servidores do próprio órgão ou requisitados de outros órgãos federais.

O motivo seria a maior profissionalização desses funcionários, já que em áreas menos institucionalizadas e com carreiras menos estruturadas, ou ainda aquelas sem carreira própria, o espaço ocupado por nomeados sem vínculo é maior.

Para o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Felix Garcia Lopez, o argumento que aponta excesso de cargos de confiança e seu "loteamento" desconsidera que esse processo tem diminuído em intensidade ao longo do tempo. Segundo Felix, mais importante seria discutir o que motiva a ausência de critérios de seleção, monitoramento, avaliação de desempenho e qualificação dos servidores.

 


*Com informações do Ipea


PESQUISA DE CONCURSOS