Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Site de banca sai do ar no último dia de inscrições do TJDFT

Os candidatos lesados esperam que a organizadora prorrogue o prazo

09/11/2015 09:49 | Atualização: 09/11/2015 10:10

Simone Kafruni

Antonio Cunha/CB/D.A Press
Sara Lima, de 33 anos, e Kevin Torres, de 24 anos, se preparam para a prova, marcada para 20 de dezembro
Quem deixou as inscrições no concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para a última hora ficou sem conseguir fazer o cadastramento. O prazo para disputar as 80 vagas de nível médio e superior para os cargos de técnico e analista do Judiciário expirou às 23h50 de ontem, mas, desde a manhã do domingo, o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pelo certame, apresentou problemas técnicos.

À tarde, a página da entidade na internet nem sequer estava abrindo e ninguém atendia os telefones disponíveis. Quem procurou a sede do Cespe no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) até as 16h de ontem conseguiu fazer a inscrição com a ajuda dos atendentes. Porém, os candidatos que deixaram para se registrar no último dia e não fizeram o registro contam com a prorrogação do prazo pelo Cespe.

Pelo menos é o que espera a contadora Renata Velloso Mistura de Faria, de 36 anos. “Eu deixei os concursos de lado por mais de ano porque tive bebê. Esse seria o primeiro do meu retorno e me preparei para a prova. Acho que o Cespe vai ter que prorrogar, afinal, eu tentei fazer a inscrição dentro do prazo, apesar de ser no último dia”, disse.

A professora Gabriane Cabral, de 42 anos, teve acesso à página de registro, mas não conseguiu finalizar a sessão. “A senha informada dava como expirada. Mais tarde o site deixou de abrir. Eu liguei várias vezes, ninguém atendeu. Espero que prorroguem as inscrições”, afirmou. A mesma coisa pensa Júlio Cezar Pereira de Lima, de 37 anos. “Estou me preparando há quase três anos para este concurso e vacilei ao deixar para me inscrever no último dia. Mas isso não justifica a palhaçada do Cespe. Entrei no site do Tribunal, tentei de tudo, mas redirecionava para a página do Cespe que não abria. Estou indignado.” Procurado pela reportagem, o Cespe não respondeu até o fechamento desta edição.

Dedicação
Quem garantiu as inscrições está aproveitando para intensificar os estudos na reta final, já que a prova para o concurso do TJDFT será realizada em 20 de dezembro.“O salário é melhor e tenho muitos familiares servidores, então o incentivo é grande. Mas o cargo no TJDFT não é meu objetivo final. Vou seguir prestando concursos”, diz Sara Lima, de 33 anos. Com a proximidade da prova, a rotina de Sara está mais puxada. “Estudo 9 horas por dia, com aulas em curso preparatório pela manhã e à tarde. Ainda estudo nos fins de semana e reviso o material à noite. Dedicação total”, diz.

Kevin Torres, de 24 anos, também focou o concurso do TJDFT. “No momento, não estou nem trabalhando. Faço faculdade de geografia, curso preparatório e estudo nas horas vagas”, afirma. Kevin já prestou vários outros concursos e ainda não sabe se permanecerá no tribunal se for aprovado. “Tem que entrar para saber. Eu quero um cargo voltado para a área que estou me formando, geografia”, conta.

PESQUISA DE CONCURSOS