Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Metrô/DF: passagens são liberadas em algumas catracas por falta de funcionários

O Sindicato dos Metroviários afirma que o problema chega a acontecer em 20 das 24 estações

06/04/2016 16:27 | Atualização: 06/04/2016 16:31

Do CorreioWeb

Ed Alves/CB/D.A Press
Quem utiliza o metrô como meio de transporte em Brasília percebeu que a passagem por algumas catracas foi liberada. Entre as estações com livre acesso estão a Central, a localizada na 114 Sul e em Taguatinga. Segundo o Sindicato dos Metroviários do DF (Sindmetrô) o problema chega a acontecer em 20 das 24 estações em determinados dias e horários da semana. O motivo é a falta de funcionários para atender às demandas na bilheteria. Por isso, o Metrô optou por liberar o acesso e evitar o fechamento das estações.

Segundo o sindicato, as viagens gratuitas têm causado um prejuízo estimado em R$ 500 mil por mês, mas, segundo a empresa, o dano é de cerca de R$ 170 mil mensais.

A necessidade de pessoal para que as estações funcionem de forma adequada é de pelo menos 350 servidores, defende o órgão que representa a categoria. Já o Metrô diz que precisam ser convocados pelo menos 200 aprovados do último concurso. Atualmente, o Metrô conta com 1.060 funcionários em exercício.

De acordo com a empresa, até o momento foram nomeados somente 30 aprovados da última seleção, porém há um impedimento para fazer novas nomeações por conta do limite prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal.

De acordo com o Sindmetrô, conforme determinação do Tribunal Regional do Trabalho, as convocações de aprovados começarão assim que esse percentual de gasto com pessoal ficar abaixo do limite prudencial. A expectativa é que a próxima leitura das contas do governo ocorrerá no final deste mês. A categoria acredita que inicialmente serão convocados 324 funcionários para as áreas operacional, técnica e administrativa, mas o sindicato avalia que o número está abaixo da necessidade da empresa.

PESQUISA DE CONCURSOS