Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Marinha abre editais de concurso que reúnem 131 vagas em 16 estados

Há oportunidades para os cargos de engenheiro, oficial intendente, capelão naval e para admissão à Escola Naval. Do total de vagas para todos os cargos, 24 são destinadas a candidatos negros

11/04/2016 16:49

Do CorreioWeb

O Diário Oficial da União anunciou, nesta segunda (11/04), a abertura de concursos públicos da Marinha para admissão no corpo de engenheiros, de oficiais intendentes e de capelães navais. São 95 vagas, sendo 17 reservadas a candidatos negros.

Interessados podem se inscrever pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou presencialmente pelos postos das cidades de Rio de Janeiro/ RJ, Vila Velha /ES, Salvador /BA, Natal /RN, Olinda /PE, Fortaleza /CE, Belém /PA, São Luís /MA, Rio Grande /RS, Porto Alegre /RS, Florianópolis /SC, Ladário /MS, Brasília /DF, São Paulo /SP e Manaus /AM.

Haverá prova escrita e redação, além de prova discursiva e tradução de texto em inglês, para o cargo de engenheiro. As outras etapas comuns às seleções são: inspeção de saúde, teste de aptidão física, período de adaptação, verificação de documentos, avaliação psicológica e preenchimento de questionário biográfico simplificado. A partir de 7 de junho serão divulgados a data, horários e locais de prova.

Corpo de Engenheiros
As 64 vagas são distribuídas entre as áreas de arquitetura e urbanismo e engenharia cartográfica, civil, de materiais, produção, sistemas de computação, telecomunicações, elétrica, eletrônica, mecânica, mecatrônica, naval, nuclear e química. Do total, 11 são destinadas a pessoas negras. O período de inscrições é de 14 de abril a 18 de maio. O edital completo ainda não foi disponibilizado no site da Marinha.

Quadros Complementares de Oficiais Intendentes

São 25 vagas ofertadas, sendo que cinco são destinadas a negros. As oportunidades contemplam os cursos superiores de administração, ciências contábeis e economia. Candidatos interessados em participar dever ter menos de 29 anos no primeiro dia de janeiro de 2017. As inscrições começam em 14 de abril e se encerram em 13 de maio. O valor da taxa é de R$ 70.

Quadro de Capelães Navais do Corpo Auxiliar
A seleção é para preenchimento de quatro vagas para sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, sendo uma destinada aos negros, uma para pastor da Igreja Assembléia de Deus e uma para pastor da Igreja Batista. A chance é para quem tem mais de 30 anos e menos de 41 e possui curso de formação teológica de nível universitário. Interessados podem se inscrever durante o período de 18 de abril a 19 de maio.

O resultado final será divulgado em 17 de fevereiro e em 4 de novembro de 2017, para capelães navais. Para os aprovados, o período de adaptação é de 6 a 26 de março de 2017. O curso será iniciado no dia 27 do mesmo mês.

Escola Naval

O concurso público da Marinha de admissão à Escola Naval oferece 36 oportunidades, sendo 24 para homens e 12 para mulheres, estas destinadas especificamente para o Corpo de Intendentes. Dessas vagas, sete são reservadas a candidatos negros.

Para participar, o candidato não pode ser casado, nem ter filhos e deve estar na faixa de idade entre 18 anos completos e menos de 23 anos completados até 1º janeiro de 2017.

O período de inscrições é de 11 de abril a 20 de maio. O valor é de R$ 55. Interessados em se cadastrar devem fazê-lo de forma presencial ou acessar os endereços citados acima.

A seleção será feita por prova objetiva de matemática e física e por prova escrita de português, inglês e redação. Os exames serão realizados em Santa Marina/RS, Curitiba/PR e Cuiabá/MT. A data e os horários serão divulgados a partir do dia 27 de junho. Haverá ainda as etapas de inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de documentos e avaliação psicológica. O início do curso acontece em 1º de fevereiro de 2017.

PESQUISA DE CONCURSOS