Os locais de prova podem ser consultados no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Os exames objetivos, que compõem a primeira fase da seleção, serão aplicados em 31 de julho em dois períodos: às 10h e às 15h (horário oficial de Brasília). Os participantes terão à disposição duas horas e trinta minutos para completar a primeira fase da prova e três horas e trinta minutos para a segunda fase. Os locais de aplicação serão divulgados pela banca organizadora em 22 de julho.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de uma hora, portando caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original. Confira o edital de convocação aqui.
Nesta primeira fase do concurso, candidatos serão submetidos a prova objetiva com 73 questões sobre língua portuguesa, de história do Brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de língua inglesa, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público. Os gabaritos serão divulgados em 2 de agosto e os recursos poderão ser interpostos entre 3 e 4 de agosto. Confira dicas para a prova.
Saiba Mais
A segunda etapa da seleção será uma prova discursiva de língua portuguesa em 17 de setembro e a terceira fase será composta por provas discursivas de história do Brasil e língua inglesa no dia 18 de setembro; geografia, política internacional e noções de economia em 24 de setembro; noções de direito, direito internacional público, língua espanhola e língua francesa em 25 de setembro. Todas serão eliminatórias e classificatórias.
O resultado final do concurso deve ser publicado em 16 de dezembro deste ano.
A última seleção para a carreira diplomata foi lançada em junho de 2015 e contou com 6.003 candidatos – média de 239 inscritos por chance. Todas as 30 oportunidades foram preenchidas.